fevereiro 01, 2008

18 de Maio: Minas sai na frente

"18 de Maio de 2008" - Dia Nacional de Luta Antimanicomial

No dia 30 de janeiro de 2008 foi realizada na sede do Conselho Regional de Psicologia, situado à rua Timbiras, n°1536 – 6° - Bairro de Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais, a segunda reunião de organização do "18 de maio" do ano de 2008. Estiveram presentes as seguintes pessoas:

- Marta Soares – CC São Paulo/FMSM;
- Rogério Sena – ASUSSAM;
- Toninho – CC Barreiro;
- Jaqueline – CC Noroeste;
- Williana – CERSAM/ Betim Central;
- Rosângela – CC César Campos e Pampulha;
- Valéria – CERSAMI/BH;
- Charlene – Promotora de eventos;
- Sérvio - CC São Paulo;
- Celina – FMSM/Brumadinho;
- Miriam Abou-yd – FMSM;
- Silvia – ASUSSAM;
- Vitor – CC Pampulha;
- Marta Elizabeth – FMSM/SES;
- Adriana – Saúde Mental – Itaúna;
- João Carlos – CRP-04/CERSAM – Betim Central;
- Graciana est. – CERSAM/Pampulha;
- Eliana – BH/ Noroeste/Riberão das Neves.

Após várias discussões sobre as alas e sobre o tema eixo foram feitas algumas modificações.

O tema eixo do "18 de maio" de 2008 continua centrado na valorização da política de saúde mental de MG, mostrando a riqueza de suas diferenças. O título do eixo ainda não foi totalmente definido, mas alguns foram sugeridos:

A) SER DIFERENTE NÃO É SER IGUAL, MINAS FAZ A DIFERENÇA NA LUTA ANTIMANICOMIAL;
B) SER DIFERENTE NÃO É SER DESIGUAL, MINAS FAZ A DIFERENÇA NA LUTA ANTIMANICOMIAL;
OBS: Definição final na próxima reunião.

A comissão de frente foi pensada em estar representada com personagens históricos de Minas, por exemplo, Dona Olímpia de Ouro Preto. Faltam outros nomes e pensar mais sobre esta comissão.

1° Ala: homenagem aos artistas e poetas mineiros, principalmente no campo da literatura que trataram da questão da loucura, tais como: GUIMARÃES ROSA, CARLOS DRUMOND DE ANDRADE (POEMA PARA LIMA BARRETO), ZIRALDO, FERNANDO SABINO (GRANDE MENTECAPTO), e foi lembrada ADÉLIA PRADO.

Possíveis nomes para esta ala ainda a ser definido:

A) PALAVRAS CAUSAM REBOLIÇOS;
B) PALAVRAS QUE ECOAM CAUSAM REBOLIÇO;
C) PALAVRAS POR PALAVRAS CAUSAM REBOLIÇO;
D) NO ARCABOUÇO DAS PALAVRAS GRANDES REBOLIÇOS;
E) PALAVRAS SUBLIMES CAUSAM REBOLIÇO;

2° Ala: Ala da loucura, dos delírios e das alucinações nome da ala: Quando a forma delira. Esta ala enfatizará o barroco mineiro, que é único e foi expresso na música , na literatura, pintura e principalmente nas esculturas (Aleijadinho e outros).

3° Ala: A ala das crianças: Com o tema – O MENINO MALUQUINHO – Até que ponto estamos psiquiatrizando e psicologizando a infância? Atualmente é visível o uso indiscriminado de ritalina em crianças. Os meninos encapetados do passado viraram portadores de TDAH, vamos viver a infância ? Vamos deixar que sejamos atravessados pelas travessuras e endiabruras das crianças.

4° Ala: Ala dos Movimentos Sociais com o tema – VIVER É MUITO ARRISCOSO ... CARECE DE CORAGEM. No nosso entendimento são os movimentos sociais que dão vida a reforma psiquiátrica, pois estão constantemente fazendo uma interlocução com os diversos atores sociais (Governo, Trabalhadores, Sociedade Civil Organizada, Usuários). Nesta ala poderiam estar Associações, Fórum Mineiro, Movimento GBLT, Tambores, Sindicatos, Rádio Favela, etc. Foi discutido que devemos enfatizar o papel do Fórum Mineiro e da ASUSSAM e associações de saúde mental fazendo um percurso histórico dos movimentos de luta de Minas Gerais começando pela Inconfidência Mineira, passando pelos movimentos de resistência e combate à ditadura, enfatizando o movimento mineiro de luta antimanicomial e das rádios comunitárias. Todos possuem um traço em comum que é a luta pela liberdade e a transformação social na busca de sociedade mais justa e igualitária.

5° Ala – Ala da Política. Nome da ala: A LOUCURA NO HORIZONTE: A CONQUISTA DE UM SONHO. Está ala falará da necessidade e importância de se ter uma política clara, com diretrizes arrojadas de saude mental. Comemoração dos 15 anos de Política de Saúde de Belo Horizonte.

6° Ala: MINAS É GERAIS. Está ala pretende mostrar a diversidade cultural de nosso estado representado através do artesanato do norte de minas (as namoradeiras, noivas, carros de boi, os caboclos) as carrancas do rio São Francisco, riquezas naturais (ouro, diamante, pedras preciosas, minério de ferro) e culinária (fogão à lenha, pão de queijo, do de leite, a cozinha de minas).

Foi lembrado que a bateria deverá estar caracterizada com roupa de congado e que na música do samba enredo deverá comtemplar questões típicas de Minas, tais como: "o trem" e a expressão "uai".

OBS: Próxima reunião às dezenove horas no dia 13 de fevereiro de 2008 na sede do CRP-04.
Participe!

Comissão Organizadora do "18 de maio".

Nenhum comentário: