fevereiro 11, 2008

Por onde andará Paulo "Stradelli" Mamulengo?

Foto: Tiago Barnabé - Rogelio Casado e Paulo Mamulengo, Largo de S. Sebastião, Manaus-AM, jun/2006
Procura-se - O artista popular Paulo Mamulengo escafedeu-se depois da greve de fome que fez para garantir o pagamento de uns caraminguás que a prefeitura de Iranduba-AM queria lhe subtrair. Em jogo 10 meses de trabalho. Com problemas de coluna, nem na banda da BICA - para quem criou os bonecos que desfilam no carnaval - ele apareceu.

Em compensação a Europa prepara-se para assistir sua performance como o conde Ermanno Stradelli, no documentário dirigido por Astrid Lima e Andrea Palladino. Trata-se de um personagem que seria ignorado pela maioria dos amazonenses, não fosse a iniciativa da Livraria Valer em publicar o clássico de Luís da Câmara Cascudo Em Memória de Stradelli, em 2001, atualmente na terceira edição. Os amantes da pesquisa geográfica e etnológica agradecem.

É de se perguntar quando o referido documentário será visto pelos amazonenses. Afinal até a presente data continua igualmente desconhecido uma outra obra do casal - L'acqua invisible -, que trata do drama da falta de água nos bairros de Manaus depois da privatização desse serviço essencial durante o governo de Amazonino Mendes.

Tá na hora de valorizar a prata da casa. Primeiro, porque Astrid Lima é amazonense. Segundo, porque seu companheiro, o italiano Andrea Palladino, trabalhou e conheceu a realidade manauara dos anos 1990. Finalmente, porque o trabalho de ambos é primoroso, estetica e solidariamente.

Nenhum comentário: