fevereiro 04, 2008

2008 Ano Vieirino

Coleção Cinemateca Portuguesa

Lima Duarte como Padre António Vieira em Palavra e Utopia, de Manoel de Oliveira

2008 ANO VIEIRINO

O ano de 2008, em que passam quatrocentos anos sobre o nascimento do Padre António Vieira, S.I., será ano vieirino; ano de evocação da vida e da obra de uma figura ímpar da Cultura Portuguesa e Brasileira; ano de celebração de um homem de todos os tempos.

Ao longo da sua longa vida (1608-1697), repartida entre Portugal e o Brasil, com passagens por França, Holanda, Inglaterra e Itália, sempre este Jesuíta se assumiu como Actor no grande teatro do mundo, desdobrando-se em desempenhos tão fascinantes pela diversidade como pela genialidade da representação. Religioso, Escritor, Diplomata, Pregador, Teólogo, Profeta…, conheceu o triunfo e os aplausos, mas também o insucesso, a censura, o descrédito, a que quis e soube resistir.

Nele impressiona uma imensa energia, manifestada na acção e no discurso, aliás indissociáveis: para Vieira, dizer é fazer. A sua extensa e variada obra, reflectindo a sua extensa e variada vida, molda uma imagem viva do autor. Hoje, ler Vieira não é apenas entrar no grande teatro do mundo barroco: é descobrir, com maravilha, o infinito universo da palavra, prodígios, subtilezas e meandros da língua.

«Terrível palavra é um non. Não tem direito nem avesso: por qualquer lado que o tomeis, sempre soa e diz o mesmo» – afirmou, no Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma. Um non, um não (acrescentava), «Mata a esperança, que é o último remédio que deixou a natureza a todos os males». Não esqueceremos, pois, Vieira: de 6 de Fevereiro de 2008 a 6 de Fevereiro de 2009, decorrerão eventos comemorativos de diversa natureza, com destaque para o congresso internacional Padre António Vieira: 1608-2008 - VER, OUVIR, FALAR: O GRANDE TEATRO DO MUNDO.

O Ano Vieirino – iniciativa da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) e do seu Centro de Estudos de Filosofia, da Faculdade de Letras e do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, e da Província da Companhia de Jesus – será um ano de festa, para todos quantos nela quiserem participar.

Apela-se às universidades e a todas as instituições académicas e culturais, nacionais e internacionais, que se associem à celebração do Ano Vieirino, promovendo acções de divulgação da obra e do pensamento de Vieira. Essas iniciativas serão integradas e difundidas pela Comissão Organizadora, desde que comunicadas oportunamente para serem inscritas no programa das comemorações.

A Comissão Organizadora de 2008 Ano Vieirino

Manuel Cândido Pimentel (Presidente), Ana Paula Banza, António Vaz Pinto, SJ,Arnaldo do Espírito Santo, Cristina Pimentel, Isabel Almeida,Leonel Ribeiro dos Santos, Pedro Calafate

***

IV Centenário do Nascimento do Padre António Vieira: 1608-2008 - Congresso Internacional

VER, OUVIR, FALAR: O GRANDE TEATRO DO MUNDO

«Não há maior comédia que a
minha vida; e quando quero ou chorar ou rir, admirar-me ou dar
graças a Deus ou
zombar do mundo, não tenho mais que olhar para mim.»
(António Vieira, «Carta a
um Padre», Fevereiro de 1658.)

A 6 de Fevereiro de 2008, passam quatrocentos anos sobre o dia em que o Padre António Vieira nasceu. 2008 será, pois, ano vieirino – tempo de celebração do Jesuíta e da sua obra, tão extensa e diversa como «vária e perpétua a peregrinação de [sua] vida». Evocá-lo, homenageando-o, deve constituir um desafio à exploração de campos múltiplos: da retórica à hermenêutica, da poética à iconologia, da filosofia à teologia, da diplomacia à história. Homem do barroco, Vieira é fruto e parte activa desse tempo que o fulgor da sua palavra e a assombrosa energia dos seus passos logram, no entanto, transcender.

Não imaginava, este viator, pior existência do que aquela que privada fosse da faculdade de ver, de ouvir e de falar; o seu fascínio pela consagrada metáfora do teatro do mundo diz muito da complexidade das relações que nele soube ver e da reflexão que à medida de leituras, modelos, contactos, circunstâncias e experiência foi podendo apurar e exprimir. Assim, compreender Vieira será sempre um factor de descoberta, um fecundo exercício de busca de conhecimento.

Por iniciativa conjunta da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Província da Companhia de Jesus, convoca-se um Congresso comemorativo do IV centenário do nascimento do Padre António Vieira – Congresso a realizar em Lisboa, entre 18 e 21 de Novembro de 2008.

Aos interessados em participar com uma comunicação (a enquadrar nas temáticas gerais do Congresso, e a conceber para um período máximo de exposição de vinte minutos), solicita-se a indicação do título do trabalho e a apresentação de um resumo da intervenção (1700 caracteres ou cerca de 20 linhas), até 06 de Fevereiro de 2008, reservando-se a Organização o direito de decidir sobre a aceitabilidade das propostas. Informação actualizada e módulos de inscrição encontram-se disponíveis neste Portal.

Qualquer outra correspondência pode ser remetida, ao cuidado da Comissão Organizadora do Congresso Internacional no IV Centenário do nascimento do Padre António Vieira, para anovieirino@lisboa.ucp.pt ou para CEFi – Centro de Estudos de Filosofia, Universidade Católica Portuguesa, Edifício BUJPII, 5.º piso, Palma de Cima, 1649-023 Lisboa, Portugal.

A Comissão Organizadora de 2008 Ano Vieirino

Manuel Cândido Pimentel (Presidente), Ana Paula Banza, António Vaz Pinto, SJ,Arnaldo do Espírito Santo, Cristina Pimentel, Isabel Almeida,Leonel Ribeiro dos Santos, Pedro Calafate

***

Palavras de Vieira

“O verdadeiro saber, é de saber reconhecer a verdade, ainda que seja filha de outros olhos, ou de outro entendimento, e não se cegar com o próprio, como se cegou Lucifer.” Sermão de Santo Agostinho (Lisboa, Igreja e Convento de S. Vicente de Fora, 1648)

Padre António Vieira

Fonte: 2008: Ano Vieirino

Nenhum comentário: