fevereiro 16, 2008

Manaus - Porto Velho: estrada ou ferrovia?


Com medo de repetir a história do Pará, de Rondônia e do Mato Grosso o Amazonas discute a construção de uma ferrovia ao invés da estrada entre Porto Velho e Manaus. Em jogo o futuro da floresta amazônica do estado do Amazonas.

***
*"A VIABILIDADE DE TRANSPORTE NO AMAZONAS: RECONSTRUIR A BR - 319 OU CONSTRUIR A FERROVIA MANAUS - PORTO VELHO"*

*21 de Fevereiro de 2008 *

*Auditório INPA - Manaus. *

*C O N V I T E*

Conciliar desenvolvimento econômico com preservação sócio-ambiental nos grandes projetos na Amazônia parece cada vez mais difícil. Os empreendimentos maiores não valorizam as riquezas existentes já na região e reproduzem velhas práticas no uso a grande escala da terra, por ter estabelecidas as cadeias de produção e comercialização: a exploração madeireira com imenso desperdício da matéria prima e abandono de terras, a extração de minerais sem realizar obras significativas de compensação socio-ambiental, a falta de eficiência dos empreendimentos agropecuários dada a composição das terras de floresta, entre outras.

Outra série de dificuldades que impedem essa conciliação nascem da falta de valorização da bio-diversidade da floresta e da falta de desenvolvimento de outras tecnologias que possibilitem a exploração racional dos produtos nativos da floresta e a sua comercialização.

Não se trata de se opor ao desenvolvimento da Amazônia, mas de promover um desenvolvimento significativo acorde com a realidade Amazônia e respeitoso das suas condições sócio-ambientais.

Até agora toda a opinião pública tem sido formada sobre a base de que a rodovia BR-319 é a melhor opção para o desenvolvimento do estado do Amazonas. Não se tem feito estudos comparativos sobre qual das duas opções é a melhor para o transporte da região: a rodovia ou a ferrovia?

*A sociedade civil organizada pode e deve participar dos estudos e debates que ajudem a tomar uma decisão sobre este assunto tão definitivo para o futuro da floresta amazônica no estado do Amazonas. Não queremos repetir a história dos estados do Pará, Rondônia e Mato Grosso.*

*PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR DO SEMINÁRIO*

8:45 h.
Abertura e Apresentação.

9:15 h.
I. Movimentação social em torno a reconstrução da BR-319

9:30 h.
II. 1ª Palestra

- Problemas sócio-ambientais criados nas zonas de influência das rodovias construídas na Amazônia.
Pesquisa da COIAB e apresentação da CPT/AM.

- Debate

10:45 h
Intervalo

11:00 h.
III. 2ª Palestra

- Vantagens de construir uma ferrovia Manaus-Porto Velho em lugar de reconstruir a BR-319,

I: Diante das necessidades ambientais e os interesses sobre a Região (Unidades de Conservação, Assentamentos do INCRA, reservas de madeiras nobres, os campos amazônicos, as reservas minerais, etc.)

- Debate

12:30 h.
Intervalo para almoço .

14:00 h.
IV. 3ª Palestra

- Vantagens de construir uma ferrovia Manaus - Porto Velho em lugar de reconstruir a BR-319,

II: Diante das necessidades sociais da Região: Populações Tradicionais: Indígenas com terras demarcadas ou isolados, Ribeirinhos, Seringueiros, Extrativistas, Trabalhadores Rurais. O modelo condizente com a floresta em pé, etc.)

- Debate

15:15 h.
V. Apresentação da pré-análise da viabilidade econômico-financeira, social e ambiental da implantação do trecho ferroviário entre Manaus e Humaitá no estado do Amazonas.
Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável.

- Debate

6:00 h.
Intervalo

16:20 h.
V. Conclusões

17:00 h.
Encerramento

Contatos:
*Secretaria Executiva do Fórum. (92) 3212-9036;
cdh@argo.com.br

Comissão Pastoral da Terra, CPT. (92) 3232-1160;
cptam@vivax.com.br

Centro dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Manaus. (92) 3212-9036;
cdh@argo.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

SO SEI QUE ISSO TINHA QUE SER RESOUVIDO LOGO PORQUE O ESTADO DE RORAIMA FICA PRATICAMENTE IMPOSIVEL DE SE VISITAR ENTAO VAMOS PENSAR MAIS NAS PESSOAS QUE MORAM EM RORAIMA PORQUE SE FOSSE FEITO ESSA BR CONSERTEZA O ACESSO ATE RORAIMA IA FICAR MAIS FACIO,GRATO TIAGO RIBEIRO SP