fevereiro 23, 2008

Assim será em 2008

18 de maio de 2007 - Dia Nacional de Luta Antimanicomial, BH
“18 de Maio de 2008”

No dia 20 de Fevereiro de 2008 foi realizada na sede do Conselho Regional de Psicologia, situado na Rua Timbiras, n° 1536 – Bairro de Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais, a 5ª Reunião de organização do “18 de Maio” do ano de 2008. Estiveram presentes as seguintes pessoas:
1) Toninho – C.C Barreiro/Tirol 2) Águeda – Associação Verdesperança
3) Lourdes – CRP-04 4) João Paulo – estudante Psicologia
5) Isaías – CERSAM/Barreiro 6) Victor – C.C Pampulha
7) Leonardo – C.C. São Paulo 8) Daniela – Terapeuta Ocupacional
9) Sílvia – C.C. César Campos 10) Alan – São João de Bicas
11) Fátima – C.C. Igarapé 12) Nilza – C.C. Bicas
13) Kênia – São Joaquim Bicas, Igarapé, Itabirito
14) Carla – CAPS/Igarapé 16) Neuza – CERSAM/Barreiro
17) Gilberto – CERSAM/Contagem FMSM 18) Heltor – Assoc. Brasileira Rádio
19) Marta – SES/FMSM 20) Bianca – CERSAMi/São J. Bicas Estudantil
21) Rogério Sena – ASUSSAM 22) Marta Elizabeth – FMSM/SES
23) Neide – C.C. Estação dos Sonhos 24) João Carlos – Betim Central/CRP-04
25) Adriana – CAPS Itaúna 26) Rogério Sena - ASUSSAM
27) Fernando 28) Olavo – C.C. Providência
29) Rogério – C.C. Barreiro 30) Marise – CAPS Contagem
31) Viviane – CAPS Esmeraldas 32) Cristiana – CERSAM Pampulha/FMSM
33) Rosalina – Arte da Saúde 34) Heidy – monitora do C.C. César Campos
35) Maria do Carmo – Esmeraldas 36) Rosilene – C. C. Providência
37) Lídia - C. C. Providência 38) Bernardo – Movimento Estudantil

Após várias discussões sobre o nome do tema eixo e da 1ª Ala ficou definida:
O tema eixo do “18 de Maio” de 2008, está centrado em dois pontos:

1° Na valorização da política de saúde mental de Minas Gerais;
2° Na força do movimento social;

O título eixo será: Minas, faz da luta pela liberdade, sua diferença.

Comissão de Frente – fazer uma coreografia com Sinhá Olímpia no centro, representando o usuário em liberdade, pessoas com uniforme de hospício e meia no rosto, caracterizando o anonimato, a morte subjetiva. Será contactado por Robson, a atriz Ângela Mourão, que faz a apresentação de Sinhá Olímpia.

1ª Ala: PALAVREADORES DE MINAS – Esta é a ala da Homenagem aos artistas e poetas mineiros, principalmente no campo da literatura que trataram da questão da loucura, tais como: Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade (poema para Lima Barreto), Ziraldo, Fernando Sabino (Grande Mentecapto) e foi lembrada Adélia Prado.

2ª Ala: QUANDO A FORMA DELIRA - Esta é a ala da loucura, dos delírios e das alucinações. Ela enfatizará o Barroco Mineiro, que é único e foi expresso na música, na literatura, pintura e, principalmente, nas esculturas (Aleijadinho e outros).

3ª Ala: O MENINO MALUQUINHO – Esta é a ala das crianças. Até que ponto estamos psiquiatrizando e psicologizando a infância? Atualmente é visível o uso indiscriminado de ritalina em crianças. Os meninos “encapetados” do passado viraram portadores de TDAH, vamos viver a infância e deixar que as crianças possam fazer travessuras.

4ª Ala: VIVER É MUITO ARRISCOSO. CARECE DE CORAGEM - Esta é ala dos Movimentos Sociais. No nosso entendimento são os Movimentos Sociais que dão vida a Reforma Psiquiátrica, pois estão constantemente fazendo uma interlocução com os diversos atores sociais (Governo, Trabalhadores, Sociedade Civil Organizada, Usuários). Nesta ala poderiam estar Associações Fórum Mineiro, Movimento GBLT, Tambores, Sindicatos, Rádio Favela, (movimento das rádios comunitárias), (movimento universitário),etc.
Foi discutido que devemos enfatizar o papel do Fórum Mineiro e da ASUSSAM e as associações de Saúde Mental fazendo um percurso histórico dos movimentos de luta de Minas Gerais começando pela Inconfidência Mineira, passando pelos movimentos de resistência e combate à ditadura, enfatizando o movimento mineiro de luta antimanicomial e das rádios comunitárias. Todos possuem um traço em comum que é a luta pela liberdade e a transformação social na busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

5ª Ala: A LOUCURA NO HORIZONTE: A CONQUISTA DE UM SONHO - Está ala falará da necessidade e importância de se ter uma política clara com diretrizes arrojadas de saúde mental. Comemoração dos 15 anos de Política de Saúde Mental de Belo Horizonte.

6ª Ala: MINAS É GERAIS - Esta ala pretende mostrar a diversidade cultural do nosso estado representado através do artesanato do norte de minas (as namoradeiras, noivas, carros de boi, os caboclos) as Carrancas do rio São Francisco, riquezas naturais (ouro, diamante, pedras preciosas, minério de ferro) e culinária (fogão à lenha, pão de queijo, doce de leite, a cozinha de minas).

Foi lembrado que a bateria deverá estar caracterizada com roupa de congado e que na música do samba enredo deverá contemplar questões típicas de Minas, tais como: “o trem” e a expressão “uai”.

OBS: O desfile do “18 de Maio” será comemorado no dia 16, sexta-feira, pois o dia 18 será no domingo.

Marta Soares fez todo o percurso da construção do “18 de Maio” deste ano, lembrou que iniciamos as discussões fazendo uma leitura da conjuntura nacional. Em dezembro de 2007, o jornal O Globo fez vários ataques à Reforma Psiquiátrica, principalmente no Estado de São Paulo, onde a Reforma realmente é muito frágil. Inclusive, a USP financiou um documentário chamado “Omissão de Socorro” onde portador de sofrimento mental é mostrado perambulando pelas ruas em estado de abandono. Avaliamos que a Reforma ainda não está pronta mas temos trabalhado arduamente para a sua efetivação. E temos construído políticas de produção de socorro e que, os hospitais psiquiátricos sempre fizeram omissão de socorro e ainda o fazem e isso não é falado.

Também nos reportamos à “pesquisa” dos psiquiatras do Rio Grande do Sul querendo mapear cérebro de meninos de rua para verem se detectam indícios de delinqüência. Lembramos que eles deveriam mapear cérebros por ex. da juíza que permitiu uma adolescente ficar numa cela com mais de 20 homens. Por todas essas tentativas de sustentar a lógica manicomial, é que fomos construindo o nosso “18 de Maio”, valorizando o que temos de positivo sem sermos ufanistas. Ainda temos muito o que construir, mas também temos coisas a mostrar. Foi nesta perspectiva e também a partir da bonita performance de Victor ao recitar o poema de Carlos Drummond de Andrade feito para Lima Barreto que as inspirações nos vieram e tivemos o produto das 06 alas acima descritas.

Na nossa próxima reunião, esperamos que os serviços e entidades já tenham feito discussões sobre em quais alas querem participar. Sugerimos também, que já comecem a pensar no Samba-enredo. Na próxima reunião será escolhido um coordenador de cada ala e todos aqueles que escolherem a ala para desfilar, deverá fazer contato com este coordenador, que fará uma reunião presencial para definição das fantasias. Os serviços devem ter pelo menos duas opções de alas, porque caso alguma ala fique sobrecarregada, teremos que fazer remanejamento. Alguns serviços/entidades já escolheram suas alas: Heitor da Abraço, Casa Verde, movimento estudantil, ASUSSAM, Fórum Mineiro – 4ª ala. Marta Elizabeth se dispôs a coordenar esta ala.

Município de Igarapé e São Joaquim de Bicas escolheram a 6ª ala.

C.C César Campos e C.C. Pampulha escolheram a 2ª ala.

A próxima reunião será dia 27.02.08 às 19 horas na sede do CRP-04. Sua presença é muito importante .
Participem.
Saudações Antimanicomiais.
Comissão Organizadora. 22/02/2008.

Nenhum comentário: