fevereiro 23, 2008

Feira do Cânhamo: Mostra Internacional


No Brasil, o tema é tabu. Que o diga o velho Gabeira! Viva Portugal!

Feira do Cânhamo
1ª Mostra Internacional das aplicações e tecnologias alternativas

Tema
Mostra Internacional dedicada à cultura do Cânhamo realizada em Portugal nas vertentes recreativas, industriais, ambientais e tecnológicas.

Objectivo
A Feira do Cânhamo em Portugal, destina-se a apresentar as mais recentes técnicas de auto-cultivo e dar a conhecer as múltiplas utilizações do cânhamo na indústria têxtil, na produção de biodiesel, na construção civil, e muitas outras áreas de trabalho.
Pretende apresentar ao público as grandes empresas nacionais e internacionais especializadas que se movimentam neste sector profissional e respectivos produtos, entendendo o espaço da Feira como uma plataforma com vista ao desenvolvimento do sector em Portugal, de forma a acompanhar a tendência europeia no aproveitamento económico deste recurso natural renovável.

Público Alvo
Empresas nacionais e internacionais especializadas que se movimentam neste sector e público em geral.

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO PARA OS AFOBADINHOS:
NÃO CONFUNDA CÂNHAMO COM MACONHA

Canhamo ou canhamo industrial é o nome que recebe as variedades da planta Cannabis e o nome da fibra que se obtem delas, que tem, entre outros, uso texteis. Além de roupas, é utilizado na fabricação de papel e como forragem animal.Muito cultivado em várias partes do mundo, inclusive na Europa, onde a União Européia em 1998 o legalizou e autorizou inclusive o subsídio ao linho de cânhamo.

Há limitações quanto ao seu plantio, sendo permitido só para terrenos de até um hectare, segundo normas da comissão agrícola européia. Não confundir com a maconha, cujo o teor de THC é bem superior ao do cânhamo, apesar de ambos pertencerem ao género Cannabis.

Para quem quer plantar é recomendável recorrer ao Ministério da Agricultura ou a empresas especializadas, pois estes disponibilizam a legislação e meios para o agricultor que queira iniciar no ramo da cânhamo cultura.

Em Portugal há uma empresa chamada "Cânhamo de Portugal", devidamente certificada (desde 1999) que comercializa (e produz) diversos produtos em cânhamos, desde materiais de construção, produtos alimentares, vestuário, cosméticos, sementes, etc...O cultivo do cânhamo em Portugal é legal (tal como em toda a comunidade europeia) e subvencionado. No entanto temos que ter em consideração que a estirpe tem de provir de semente devidamente certificada de forma a que esteja garantido que o teor de THC (toxicidade) seja inferior a 0.3

Em 1998 existiam em Portugal 23 produtores subsidiados, segundo informações do INGA.

O cânhamo é cultivado em todos os continentes e está a ressurgir na Europa, com especial incidência em França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Holanda, Áustria, etc...A planta é integralmente utilizada para os mais diversos fins, mas destaca-se especialmente a sua fibra, também chamada de filaça, muito usada na indústria de papel, pois um hectare de cânhamo produz o mesmo que quatro hectares de eucaliptos, num período de vinte anos.

A indústria têxtil também é um bom mercado para o cânhamo, por este ser cinco vezes mais resistente que o algodão, e com seus longos feixes de até 4,5 m é usado para fabricar cordas e amarras de navios pois são bastante resistentes. Da semente extrai-se um óleo muito usado na indústrias de cosméticos como base para cremes, xampus, óleos hidratantes, etc, na indústria mecânica para vernizes, lubrificantes, combustíveis, tintas e outros, bem como para a alimentação humana em óleo, tempero, margarina, flocos de cereais, snacks e outros

Texto retirado da wikipedia

Um comentário:

Arbusto Sagrado disse...

A empresa Cânhamo de Portugal já não exerce há anos (infelizmente) embora um dos seus fundadores Augusto Teixeira seja um dos grandes impulsionadores do Cânhamo em Portugal. A Wilkipedia deveria ser actualizada. De qualquer modo podes encontrar agora a informação que necessitas na CANHAMO-PT.COM que agora, através da Elo Biológico Lda, está a trabalhar para fazer o que a dita Cânhamo de Portugal fazia: impulsionar o cultivo do cânhamo em Portugal, informar os Portugueses sobre os seus benefícios e ajudar os agricultores, tendo como objectivo também se tornar na transformadora (presentemente inexistente) do dito cânhamo em Portugal. Podes ir ao site www.canhamo-pt.com e/ou ao blog: http://canhamo-portugal.blogspot.com/
Saudações biológicas
Inês