maio 22, 2014

"“Abaixo a repressão, mais amor e mais tesão”: uma memória sobre a ditadura e o movimento de gays e lésbicas de São Paulo na época da abertura", por James N. Green

PICICA: "Este testemunho conta a trajetória política de James N. Green, um norte-americano que se envolveu no movimento contra a guerra no Vietnã nos anos 60 e depois participou das atividades nos EUA contra a ditadura militar brasileira. Em 1976 chegou ao Brasil, entrou para uma organização da esquerda revolucionária e foi um dos fundadores do primeiro grupo de gays e lésbicas do país. Este relato sobre a sua vida retrata as primeiras tentativas de se criar um diálogo entre a esquerda brasileira e o emergente movimento LGBT no contexto da luta contra a ditadura militar."

“Abaixo a repressão, mais amor e mais tesão”: uma memória sobre a ditadura e o movimento de gays e lésbicas de São Paulo na época da abertura

James N. Green

Resumo


Este testemunho conta a trajetória política de James N. Green, um norte-americano que se envolveu no movimento contra a guerra no Vietnã nos anos 60 e depois participou das atividades nos EUA contra a ditadura militar brasileira. Em 1976 chegou ao Brasil, entrou para uma organização da esquerda revolucionária e foi um dos fundadores do primeiro grupo de gays e lésbicas do país. Este relato sobre a sua vida retrata as primeiras tentativas de se criar um diálogo entre a esquerda brasileira e o emergente movimento LGBT no contexto da luta contra a ditadura militar.
Palavras-chave: resistência à ditadura no Brasil; movimento LGBT; homofobia; esquerda brasileira.

Abstract
This memoir relates the political trajectory of James N. Green, a North American who was involved in the movement against the Vietnam War in the 1960s and then participated in activities in the USA against the Brazilian military dictatorship. In 1976 he traveled to Brazil where he joined a revolutionary left organization and was also a founder of the first political organization of gays and lesbians in Brazil. This story about his life describes the first attempts to create a dialogue between the Brazilian left and the emergent LGBT movement in the context of the fight against the military dictatorship.
Keywords: resistance to the dictatorship in Brazil; LGBT movement; homophobia; Brazilian left.

Resumen
Este testimonio narra la trayectoria política de James N. Green, un estadounidense que estuvo involucrado con el movimiento contra la guerra de Vietnam en los años 60 y luego participó en las actividades en los Estados Unidos contra la dictadura militar brasileña. Llegó a Brasil en 1976, donde se unió a una organización de la izquierda revolucionaria. Fue uno de los fundadores de la primera organización política para los gays y las lesbianas en Brasil. Este relato de su vida retrata los primeros intentos de crear un diálogo entre la izquierda brasileña y el emergente movimiento LGBT en el contexto de la lucha contra la dictadura militar.

Palabras clave: resistencia a la dictadura en Brasil; movimiento LGBT; homofobia; izquierda brasileña.

Texto completo: PDF

Fonte: ACERVO Revista do Arquivo Nacional

Nenhum comentário: