fevereiro 07, 2007

Nota de apoio a Gilson Cantarino

Gilson Cantarino O'Dwyer














NOTA DE APOIO

Ex-Secretário de Saúde do estado do Rio de Janeiro, Gilson Cantarino O'Dwyer é um desses homens públicos que ao longo da sua trajetória profissional angariou respeito em todo o país na luta pela construção do SUS - Sistema Único de Saúde.

Matéria veiculada no Fantástico/Rede Globo, do dia 04.02.2007 - no que pese a divulgação da nota divulgada por Gilson - passou uma imagem que indignou todos que conhecem o seu perfil.

O que surpreende na matéria sobre indícios de contrato superfaturado de manutenção de ambulâncias do SAMU é que foi considerado secundário o fato de que o contrato fôra suspenso e aberto sindicância para apurar irregularidades, ainda na administração de Gilson Cantarino. Desconsiderar esse fato e induzir o público a crer que está diante de mais uma das improbidades administrativas corriqueiras neste país da impunidade é enxovalhar a honra de um respeitado profissinal da saúde pública.

Como profissional de sáude, estou entre os que se indignaram com o tratamento dado a Gilson Cantarino, cuja contribuição ao SUS, a exemplo da criação do Modelo Médico de Família no município de Niterói-RJ, é motivo de orgulho de quantos trabalham pela consolidação do sistema público de saúde do nosso país.

NOTA DE GILSON CANTARINO

Adoentado, o ex-secretário estadual de Saúde, Gilson Cantarino O'Dwyer, não pode comparecer ao compromisso marcado com a reportagem do Fantástico, na sexta-feira (2/2), na TV Globo. A seu pedido, foi divulgado uma nota sobre "o caso do superfaturamento no conserto das ambulâncias do SAMU" que serve aos cidadãos do Rio de Janeiro. Ei-la, na íntegra:

"Várias das ambulâncias recebidas pelo Estado para o SAMU apresentavam problemas que prejudicavam o atendimento à população, fato amplamente noticiado.

"A área técnica responsável apresentou proposta de valor estimativo do conserto por mim autorizado. Mas, tendo em vista, a opinião da área financeira de que isto pudesse estar acima do mercado, adotei as seguintes medidas administrativas corretas:

1) sustei o pagamento;
2) suspendi os efeitos do contrato; e
3) abri sindicância para apurar os custos e as responsabilidades pelo estado das ambulâncias.

"Logo, não houve utilização dos recursos públicos e a sindicância apontará o melhor entendimento dos fatos."

Gilson Cantarino O'Dwyer

CONHEÇA MAIS QUEM É GILSON CANTARINO

(Currículo publicado pela Academia Fluminense de Medicina)

Nasceu em Niterói e formou-se médico pela Universidade Federal Fluminense, na turma de 1975. Pós-graduou-se em Psiquiatria Geral e em Psiquiatria Infantil pelo Instituto de Psiquiatria, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Médico concursado do Ministério da Saúde e da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, assumiu em 1984 a Secretaria Executiva do Projeto Niterói, pioneiro nas Ações Integradas de Saúde e responsável pela formulação de um novo modelo de assistência à saúde da população. Reconduzido ao mesmo cargo em 1986, foi posteriormente convidado a assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, em 1989, onde permaneceu continuamente por 10 anos, sendo pioneiro na implantação no Brasil do Modelo Médico de Família. Em 1999 assumiu o cargo de Secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro onde permaneceu até 05/04/2002, assumindo em seguida a função de Assessor Técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS. Presidiu os Conselhos Estadual e Municipal de Secretários Municipais de Saúde, em ambos reeleitos, nos períodos de 1991 a 1995 e de 1995 a 31/12/1998. É Conselheiro do Conselho Nacional de Saúde desde 1994 até a presente data. Recebeu também diversas Comendas, destacando-se a do Mérito Médico da República Federativa do Brasil, a mais alta condecoração da saúde no País. É também Acadêmico Honorário da Academia Fluminense de Medicina, tendo diversos de seus artigos e trabalhos publicados em literatura especializada.
Posted by Picasa

2 comentários:

Marlene Barrozo disse...

Estou inteiramente de acordo porque trabalhei com Gilson Cantarino na Secretaria de Saúde de Niterói e nunca vi uma atitude sua como gestor q não fosse a de um brasileiro comprometido com a saúde pública neste país.Dedicou sua vida a essa missão.O Brasil mto lhe deve: a dedicação em tempo integral,a ousadia em inovar,a coragem de enfrentar os grupos poderosos da medicina privada...e tantos outros fatos q poderiam ser citados...É inadmissível a segregação sem culpa provada.Gilson, amigo, não esmoreça sua fé na justiça e na crença de q amigos de verdade não o deixarão só.Estamos todos presos com vc, presentes em mais esta provação.A minha solidariedade.Marlene Barrozo

Moira disse...

Não há nada pessoal com realção ao Dr. Gilson, com quem trabalhei na secretaria de saúde de Niterói, só gostaria de deixar um adendo, que ele foi aluno de um grande mestre, Dr. Hugo Coelho Barbosa Tomassini, e que seu ingresso na secretaria foi convite feito por ele.

Moira Antunes