fevereiro 28, 2007

Redução de Danos

Óleo de Mirta Kupferminc
















Juiz de Fora - 25 e 26 de fevereiro de 2007, domingo e segunda-feira
http://www.tribunademinas.com.br

Centro de Convivência Entre Nós dá exemplo de cidadania

Leticia Lamas
Repórter


Atender usuários de drogas e toda a rede de interação social dessas pessoas. Com esse objetivo, o Centro de Convivência Entre Nós surgiu em Juiz de Fora, em 1998. "O usuário é sempre discriminado, percebido às margens da sociedade. Geralmente, os projetos só aceitam quem quer tratamento. Nós fazemos abordagem com quem não quer ou não consegue parar de usar drogas, trabalhando noções de cidadania e ética, lado a lado. Com essa proximidade, percebemos que a penetração é muito maior", explica o presidente da entidade, Wulmar dos Santos Bastos Júnior.

Cerca de dez voluntários trabalham no Centro de Convivência, que funciona na Vila Alpina. Para o psicólogo Cristian Barroso Chaves, o trabalho é a resposta a uma exigência da própria sociedade. "Trabalhamos com coisas que já conhecemos. Essas pessoas são carentes e, se eu nego ajuda agora, posso esbarrar com elas no futuro, numa situação pior. Aqui, nós podemos criar possibilidades." O artista plástico Álvaro Lobo, que dirige uma oficina de mosaico na instituição, reforça o discurso: "Cada um deve fazer alguma coisa, oferecendo um pouco. Essas pessoas são discriminadas, sem acesso à cultura. Nós não estamos aqui só para criar profissionais, mas para expandir horizontes e dar a eles acesso a outros mundos."

Expansão do trabalho
Desde 2005, o centro funciona em uma sede fixa. Antes disso, as abordagens eram feitas nas ruas. De acordo com Wulmar, a transferência possibilitou uma atuação maior, atingindo toda a comunidade. "Também seríamos excludentes se nos focássemos somente nos usuários. Aqui, temos a ajuda de todos, há as pessoas que cuidam da horta, ajudam quando temos um problema com a casa, por exemplo."

Para ele, a maior recompensa é a satisfação. "Há 15 anos, quando comecei com esse tipo de trabalho, esperava um ambiente hostil, porque a lida é diretamente com o tráfico de drogas. Porém, o que vi foi outra coisa: pessoas se mobilizando por uma causa comum, saindo do isolamento. Esse retorno não tem salário que pague."

Seja voluntário

Centro de Convivência Entre Nós

Quem somos: organização não-governamental (ONG), filantrópica, sem fins lucrativos, criada a partir do trabalho realizado pela Associação Casa Viva. Atendemos a usuários de drogas, seguindo os princípios da redução de riscos e danos relacionados ao vício. Desenvolvemos atividades preventivas frente à epidemia de HIV/Aids e outras patologias, como hepatites virais. Buscamos a redução dessas doenças nessa parcela da população, assim como a sua inclusão social. O nosso público-alvo são, principalmente, usuários de drogas injetáveis, crack, parceiros sexuais de viciados e pessoas de seu convívio. Realizamos atendimento psicológico e oficinas. Também oferecemos reforço escolar. Distribuímos, ainda, kits com seringas descartáveis e camisinhas.O que precisamos: de voluntários na área de psicologia, pedagogia e serviço social. Buscamos parcerias com faculdades interessadas em participar desse trabalho.

Onde estamos: na Rua Eurico Viana 743, Bairro Vila Alpina. Telefone: (32) 3215-0188, das 13h às 17h30.

Assistência Social Nossa Senhora da Glória

Quem somos: somos uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, fundada há 53 anos, ligada a Ordem Redentorista. Nosso trabalho é voltado para as famílias carentes. Oferecemos atendimento psiquiátrico, médico e odontológico, além de terapias alternativas, como acupuntura. Em média, realizamos mil atendimentos por mês. Possuímos oficinas diversas, como corte e costura, bordado e artesanato.

O que precisamos: de voluntários que possam ensinar trabalhos manuais, como tricô, crochê e corte e costura, além de médicos pediatra, cardiologista e clínico geral. Todo tipo de doação é bem-vinda. Precisamos, com urgência, de alimentos não perecíveis e fraldas, principalmente, geriátricas. Buscamos ainda parceria com a iniciativa privada para o encaminhamento de desempregados ao mercado de trabalho.

Onde estamos: Rua Feliciano Pena 187, Mariano Procópio. Telefone (32) 3215-9698

Creche Arco-Íris

Quem somos: instituição civil, sem fins lucrativos, de iniciativa comunitária. Surgimos em 1983, com o objetivo de oferecer às famílias carentes um local onde as mães pudessem deixar os filhos enquanto estiverem trabalhando. Atualmente, atendemos 45, na faixa etária de 1 a 4 anos. Elas permanecem na creche no período das 7h às 17h. Oferecemos assistência psicossocial e pedagógica, além das quatro refeições diárias. Também realizamos palestras destinadas aos pais sobre temas diversos.

O que precisamos: voluntários na área educacional, de recreação, artes ou contadores de histórias. Precisamos, ainda, de pessoas dispostas realizar serviços gerais e de profissionais de saúde, principalmente, odontólogos e pediatras. Necessitamos, também, de fraldas, material de limpeza e de higiene pessoal. Nossa cozinha precisa ser reformulada para atender a necessidades das crianças. Aceitamos doações de utensílios domésticos e de equipamentos, como forno elétrico e espremedor de frutas. Contribuições em dinheiro podem ser feitas na conta 7.182-X, agência 0024-8 do Banco de Brasil. Os interessados também podem se tornar sócios, com contribuições mensais. Todos os donativos devem ser entregues na nossa sede.

Onde estamos: Rua Francisco Henrique 101, Bairro Santa Luzia. Telefone: (32) 3234-3072. Posted by Picasa

Nenhum comentário: