janeiro 12, 2008

Censura na Banda da BICA: a dor de Mario Adolfo

Foto: Rogelio Casado - Mario Adolfo, BICA 2008, Manaus-AM
Sem concorrência, a BICA 2008 sai com uma marchinha que peca pela falta de criatividade - No dia decisivo para escolha da letra da marchinha da BICA 2008 (Banda Independente da Confraria do Armando), foi dado o golpe fatal nas pretensões de Mario Adolfo e Simão Pessoa concorrer no mais disputado concurso do gênero. Na verdade, nunca houve concurso. Em todos os carnavais, embora vários composições concorressem, uma delas já havia sido escolhida previamente pela diretoria da Banda. Na maioria das vezes a produção da letra e música era feita de maneira coletiva. Milagrosamente não havia litígio. Era o tempo em que juntavam-se compositores da pesada como Afonso Toscano e Celito, para ficar em dois dos mais criativos da ala de compositores que pela Banda passaram. Sem contar com Américo Madrugada, gênio da raça, sempre na regra três por motivos até hoje nunca esclarecidos.

Um detalhe pitoresco da história da banda mais politizada do carnaval amazonense: os compositores nuncam foram nomeados, para evitar que sobre eles recaíssem a ira das autoridades de plantão. Até hoje usa-se como expediente atribuir aos mortos ilustres que frequentavam o bar do Armando (bar do português mais abrasileirado do norte do Brasil) a autoria das letras.

O histórico da Banda tem outro detalhe sórdido: quem passar mais de uma semana sem aparecer nos colóquios litero-etílicos-musicais do botequim tá ferrado, torna-se quase persona non grata. Compositor faltoso costuma ser punido com a suspensão do direito à liberdade de expressão. Talvez por isso, o decano Deocleciano Bentes de Souza, que não é compositor, mas é um dos bambambãs da Banda não perde uma rodada. Foi assim que o ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Deco, como é conhecido um dos mais animados foliões da BICA, tornou-se uma espécie de general-da-banda. Costuma-se atribuir a ele poderes - de censor, por exemplo - que efetivamente não tem. Por uma razão. A banda tem um espírito anárquico: em lugar que manda todo mundo, não manda ninguém, ora pois!

Dito isto. Eis que pintou um clima de cizânia na tropa de elite da Banda. Os sujeitos dessa melódia já os nomei acima nessas mal batucadas linhas: de um lado Mario Adolfo, tendo com apoio do fiel escudeiro Simão Pessoa, dois notórios irreverentes, biqueiros de carteirinha. O primeiro é amado e odiado pelas patrulhas ideológicas da cidade de Manaus. O segundo é um dos mais respeitados jornalistas do Amazonas, que já comeu o pão que o diabo amassou na defesa da irreverência e do humor-nosso-de-cada-dia. Do outro lado, os sujeitos estão mais ou menos ocultos.

Inconformado, Mário colocou a boca no trombone e expôs ao exame público a censura de que vem sendo alvo. Sua expectativa é de que os biqueiros não deixem prosperar nenhuma forma de autoritarismo, censura e o escambau, sempre em defesa da liberdade de expressão. Mas, caraléo, qual o motivo da discórdia?

Uma citaçãozinha besta sobre as carteirinhas falsas da OAB: Quem vai querer/ Armando tem x-porco/ E carteirinha da OAB (BIS). Pegou mal censurar a marchinha “A Arca da Lambança” - composição de Mario Adolfo, Edu do Banjo e Pinheiro. Até a filha do Armando supostamente beneficiada pela maracutaia quase morreu de rir com o imbróglio criado por Lurdinha, sua mammy, que com a delicadeza habitual saiu em defesa do sacrossanto direito do uso da moita, já que ela não tem barbas para deixar de molho.

Enquanto isso, Arizinho Castro, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - seção Amazonas -, também biqueiro de carteirinha, ameaçado de morte pelos interessados na fraude, está sob proteção policial, sem poder ir à Banda, que sai no sábado magro de carnaval. Antes que pinte a maledicência, se liga aí, meu irmão: Lurdinha não tem nada a ver com isso. Boto fé!

Sabe-se que estão costurando um acordo para que a letra oficial seja tocada junto com a letra censurada. Entre mortos e feridos, salvara-se-ão todos: os justos e os pecadores. Amém!

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de obter as letras das marchinhas da banda da BICA, desde sua origem.

Grato

Jos� Cl�udio
jcrpontes@click21.com.br