janeiro 21, 2008

Seminário de Política de Saneamento - Água: Fonte de Vida, patrimônio do povo

Salve! Salve!
Companheiros e Companheiras,

No correr da década de 1990 predominou no Brasil uma orientação do Governo Federal e endossada na prática por vários de Estados, de privatização de empresas públicas, em particular nos setores de telecomunicação, energia, transporte e bancos estaduais. No Estado do Amazonas foi também privatizada a COSAMA, responsável pelos serviços de água e esgotamento sanitário no Estado, incluindo a sua capital. Para efeitos de viabilizar a venda foi criada uma outra empresa, a Manaus Saneamento, reunindo o acervo patrimonial que atendia a cidade de Manaus, por sinal representando o maior acervo existente na COSAMA. O Grupo Suez, maior empresa do setor água no mundo e de origem francesa comprou a concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário na cidade de Manaus, assinando um contrato de concessão por 30 anos, renováveis por mais 15.

Bom, agora em Manaus a SUEZ foi substituida por uma empresa chamada VEGAS segundo a imprensa totalmente Brasileira. Resumindo privatizaram(venderam) e a água não chega em nossas torneiras.

Nesse sentido nós da articulação do grito dos excluídos e excluídas, assembléias populares, GT-água do Mutirão pela Amazônia, Consulta Popular e Cáritas Manaus CONVIDA, nossas lideranças a participarem do:

Seminário de Política de Saneamento
Água: Fonte de Vida, patrimônio do povo
Data: 24/01/2008
Local: Auditório da UTAM- Avenida Darcy Vargas
Horário: 8h às 17h
Inf: 91112575 Vasconcelos / Raid 91362154
Realização: Sindicato dos Urbanitarios
Apoio: Cáritas Manaus


A participação de todos e todas é fundamental para gritamos aos nossos governantes que "Água é fonte de vida e patrimônio do povo", "Água não é mercadoria", "Água não se negocia".

Atenção confirme sua participação 91112575 Vasconcelos / Raid 91362154.
Um forte abraço e vamos à luta.
Francy Junior
Equipe Cáritas Manaus

*****

Nota: É surpreendente como os movimentos sociais do Amazonas desprezam o poder das imagens. Há cerca de um ano e meio publiquei aqui um documentário intitulado L'acqua invisible sobre a venda da Cosama para a Suez, feita por uma cineasta amazonense casada com um cineasta italiano, que acabam de lançar outro documentário, também publicado aqui, desta vez sobre a presença do conde Ermanno Stradelli, nascido a 8 de dezembro de 1852, que veio para o Amazonas em julho 1879, no vigor dos seus 27 anos. A julgar pelo destino do primeiro, o segundo vai pelo mesmo caminho: o da indiferença. Nem as instituições de cultura, nem os movimentos sociais se manifestam para adquirir tais imagens. Que a primeira se omita é compreensível: o documentário é quase um manifesto político. Mas que a segunda despreze o potencial mobilizador das imagens e dos depoimentos do povo das zonas norte e leste de Manaus sobre como comeram-o-pão-que-o-diabo-amassou com tanta falta d'água, tenha santa paciência! Detalhe: o cineasta trabalhou para a Igreja Católica nos anos 1990. Um doce de cupuaçu japonês para quem descobrir o nome do casal de cineastas. Vou dar uma colher de chá. Acesse o site oficial (desta vez em italiano) do L'acqua invisible. Recomendo a presença de um tradutor.

3 comentários:

Astrid disse...

Querido Rogelio, escrevo para avisar que não paramos. Recentemente um comitê popular de defesa da agua publica italiano decidiu iniciar uma campanha para comprar novas bombas para os poços artesianos da associação do sr. Braulino da Colônia Antonio Aleixo. O que nos deixa satisfeitos ª o fato de terem conhecido a batalha do Braulino através do nosso documentario :)
A campanha se chama "Per Braulino. Da cittadino a cittadino". Vou mandar uma foto para voce.
Beijo
Astrid

Anônimo disse...

Querida Astrid, mantenha-me informado. Saiba que o prefeito Serafim Corrêa está levando água para a zona Leste, finalmente.

Astrid disse...

Curioso... Quem deveria levar agua é a Aguas do Amazonas, nao?
Nao foi por isso que foi privatizada?
;)