Caros (a),
Rubens Gerschman resolveu virar uma escultura de ar e nuvens.
Como os seus poemas-portáteis, recordo os momentos em que ousava romper o silêncio e o vazio da repressão política e da auto-censura, criando uma escola aonde a arte e a vida pudesse se expressar em sua plenitude.
Nos anos 70, tive uma relação de amizade e companheirismo com este grande artista, quando ele dirigiu e fez acontecer a Escola de Artes Visuais - Parque Lage.
Fui seu aluno no curso "Cotidiano" (criado por ele), numa ousada proposta pedagógica que estabeleceu um núcleo criativo e participativo, sem censuras, em plena ditadura.
Quando do incêndio do Museu de Artes Moderna do Rio de Janeiro, Rubens saiu a frente e criou o movimento "S.O.S. MAM" e convidou-me para criar e dirigir uma ação teatral coletiva com os alunos do Parque Lage:
Aurélio Michiles, Ademar, Bia Bedran, Camilo, Cláudio Nucci, Evandro Salles, Fernando, Inês, Juca Filho, Luiza, Lucas, Marina, Nícia, Roberto Berliner, Rosana, Sheila, Paulo, Paula Pape, Vicente, Zéca, Joelson (percursionista), Zé Renato (violão e voz).
"TRABALHOVIDA", "ARTINDOAMERICA", "ARTVIDA"
Sob batucadas e cantos "indígenas" reconstruímos a obra "O PEIXE", de Joaquim Torres Garcia, uma das muitas obras perdidas no incêndio.
Ano passado o encontrei num restaurante e ele lembrou-me:
"- Aurélio, ano que vem (2008) faz 30 anos do "S.O.S. MAM", temos que fazer alguma coisa".
Rubens, Soldades!
Aurélio Michiles
PS. ..e tem mais, faz parte da filmografia de Walter Carvalho, o curta "S.O.S. MAM", mas não podemos esquecer de revermos o belíssimo filme "Triunfo Hermético" (35mm, cor),14 min.,1971/72.
Dir., Rot.e Cenário: Rubens Gerchman/Dir. fotografia e câmera: David Zingg/Música Original: Airto Moreira
(Stanley Clark,baixo; Flora Purim,violão e vozes;Pat Nolan, flauta; Airto Moreira, percussão e flauta).
Montagem: Thomas Handdloser e Rubens Gerchman.
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