outubro 28, 2009

Jazz com tacacá

Banda All That Jazz
Acervo Humberto Amorim
Nota do blog: Tacacá é uma iguaria feita de goma de mandioca, tucupi (líquido de cor amarela, extraído igualmente da mandioca espremida no tipiti), jambú (planta afrodisíaca), camarão graúdo (importado do Maranhão), servido em cuia a 62,3 graus Celsius. Dá um suadouro que energiza a alma, desintoxica o espírito e renova o prazer de viver. Tacacá com jazz é a mais nova bossa da dupla Humberto Amorim (tradutor juramentado, enólogo, locutor, apresentador de rádio/TV e jazz singer) e Joaquim Mello (trata-se do dono da banca de tacacá do Largo de S. Sebastião, e não do médico de nome homônimo, meu professor de Endocrinologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Amazonas nos anos 1970). Feliz com o sucesso da sua Banda All That Jazz, Humberto me enviou a mensagem abaixo, com dois comentários postados no seu blog (dos dois, só encontrei um, meu querido amigo). Preste atenção prezad@ leitor@ para o programação da Banda All That Jazz, ao final da mensagem:

Meu Caro Rogélio,

Tens sido, ao longo dos ultimos anos, um trapézio de apoio fundamental à manutenção de minha "saga" deliciosa, promovendo a cultura jazzistica nesta cidade, que amamos verdadeiramente como poucos, contra tudo.

Fizemos a primeira apresentação em praça publica, atendendo ao convite do maravilhosamente brigador alucinado Joaquim Mello, dono da banca de tacacá, lá na praça de São Sebastião, idealizador e mantenedor do projeto "Tacacá com Bossa" que, segundo ele, acabou sabendo pelo zum zum zum de terceiros que a ATJ dava um caldo, que não o do tucupi.

Fomos lá e com a paixão de sempre, redimidos pelo nosso calor senegalês e a água benta do Frei Fulgencio, demos o nosso recado.

Por favor, lê os dois comentários de espectadores do evento que postei no blog. Tua cumplicidade com estes resultados é inegável. Pode crer.

www.humbertoamorim.blogspot.com

Abraços
meu amigo querido.

Humberto, the jazz singer.

[HUMBERTO AMORIM - JAZZ IS TIMELESS] New comment on ROY HARGROVE, THE HARD BOP YOUNG LION.
De:Antonio
Para:botafogoamorim@uol.com.br
Assunto:[HUMBERTO AMORIM - JAZZ IS TIMELESS] New comment on ROY HARGROVE, THE HARD BOP YOUNG LION.
Data:28/10/2009 02:48

Antonio has left a new comment on your post "ROY HARGROVE, THE HARD BOP YOUNG LION:

"Certas coisas não se podem explicar pela sequência aparentemente sem lógica como se desenrolam. Uma situação de urgência no trabalho levou-me de repente numa viagem meio louca de S. Paulo a Miami, logo seguindo para Chicago, de volta a Miami e de Miami para Manaus (isto de Domingo a Quarta Feira com muito poucas horas de sono).

Na noite de Quarta feira dei comigo em Manaus, com o quente-húmido que se espera sempre...dei comigo na Praça do Teatro - esse terreiro central da cidade que não tem muitos outros pontos de encontro (o contraponto humano do encontro das águas...rio acima ou rio abaixo?...entre o rio Negro e o Solimões) Suando e mais devagar do que me é costumeiro, guiado por amigos, encontro-me agora sentado num banco de jardim comendo um Tacacá ... e escutando nada mais nada menos, na noite do Amazonas, nessa praça quente, o som morno do Jazz!!!

Como explicar esse outro encontro do saboroso Tacacá, da humidade lenta de Manaus e por Deus... Jazz! Bom do ponto de vista culinário o Tacacá tem assim uma equivalência em Jazz (apesar de sopa) de uma melodia do Coltrane numa noite quente (não nada a ver com Newport). Ou então a uma mistura exótica de sons via Miles. Esqueçam tudo e reinventem uma sopa que tem folhas de Jambu (pois é... planta local que deixa a boca e os lábios meio dormentes), camarão seco do Pará, Tucupi cozido (massa de mandioca = Goma) isto tudo servido numa meia Cuia (assim como uma meia cabaça muito fina) tingida de preto com um corante vegetal (Cumati), tudo isto em combinação perfeita com uma cervejas bem geladas....E depois tinha a música.

Um encontro de 5 músicos locais – All That Jazz - num swing vocal pelo Humberto Amorim que fez de Manaus a capital do Jazz no Brasil... e eu sem saber. Alguém ao meu lado comentava no celular, que estava ali na praça ouvindo o filho do Frank Sinatra! Um encontro de música todas as Quarta Feiras, na praça, gratuito, organizado pelo dono do quiosque ali ao lado que serve o Tacacá e é afinal antropologista.
A memória gustativa ficará para sempre ligada ao som daqueles músicos e à voz do Humberto Amorim. Obrigado Humberto, pelo encontro, pela memória e por ser o embaixador do Jazz na Amazónia... night and day...

Nota do Blogger -

Caro Antonio,
Seu comentário alicerça mais ainda nossa paixão pelo jazz e a promoção da cultura jazzistica em Manaus.
Abrigado e até jazz!!!

Humberto Amorim e demais integrantes da "All That Jazz".

Programação de Apresentações:

30 de Outubro - Bar e Café Adrianópolis

05 de Novembro - Hotel Tropical Manaus

07 de Novembro - Bar e Restaurante "O Chefão"

13 de Novembro - Sax Bar ( Millennium Shopping)

27 de Novembro - Bar e Café Café Adrianópolis
Posted by Picasa

Nenhum comentário: