I Seminário Latino-americano de Povos Indígenas e Direitos Humanos da USP – 9 e 10 de novembro (EACH)
O I Seminário Latino-americano de Povos Indígenas e Direitos Humanos da USP acontece nos dias 9 e 10 de novembro na Escola de Artes Ciências e Humanidades no campus da zona leste da capital.
O objetivo da evento é ampliar os debates sobre Direitos Indígenas no continente. No evento,
serão analisados os modelos de políticas multiculturais, os Estados Plurinacionais, a nova normatividade internacional, bem como o desenvolvimento dos movimentos indígenas na América Latina.
Entre os participantes, há personalidades que têm se destacado na construção e na análise teórica da cidadania indígena, como: Dalmo de Abreu Dallari, professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde também foi Diretor, ex-professor catedrático e vice-coordenador na UNESCO da cadeira de Educação para a Paz, Direitos Humanos e Democracia e Tolerância; Rodolfo Stavenhagen, sociólogo mexicano, professor emérito e pesquisador de El Colegio de México, em 2001 foi nomeado o primeiro Relator Especial para os Direitos Humanos dos Povos Indígenas pela ONU onde ficou até 2007 e Luis Tapia Mealla, coordenador do doutorado em Ciências do Desenvolvimento, no Programa de pós-graduação em Ciências de Desenvolvimento da Universidad Mayor de San Andrés, La Paz (Bolívia), programa realizado em colaboração internacional com a UNAM. Nos últimos anos tem se dedicado na interpretação da sociedade boliviana à luz da presença indígena no governo.
O I Seminário Latino-americano de Povos Indígenas e Direitos Humanos da USP forma parte das atividades da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária. A iniciativa foi desenvolvida pelo Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas em parceria com a Associação Nacional de Direitos Humanos (ANDHEP) . Participam também da organização do evento um grupo de pesquisadores da Universidade Autônoma do México e da Universidade Pedagógica Nacional, ambas no México, e do Centro de Investigación Bartolomé de las Casas, no Peru e do e o Programa-de Pós Graduação em Integração da América Latina (PROLAM)
O evento é aberto para a participação do público em geral. Os interessados em receber certificado deverão realizar sua inscrição no site: http://direitos-indigenas.wikidot.com/,e ter presença em todas as atividades.
I Seminário Latino-americano de Povos Indígenas e Direitos Humanos da USP.
Dias 9 e 10 de novembro de 2009 das 14h30 às 22h.
Escola de Artes Ciências e Humanidades da USP
Rua Arlindo Béttio, 1000 - Ermelino Matarazzo. Acesso da passarela da estação de trem USP Leste, linha F (Brás - Calmon Viana).
E-mail: direitosindigenas@gmail.com
PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário