fevereiro 18, 2010

Esse filme a gente já viu

Usina de Santo Antonio - Rio Madeira - Rondônia - Brasil
Foto postada em www.gentedeopiniao.com.br

Nota do blog: Esse filme a gente viu com a hidrelétrica de Balbina, no Amazonas. Tamanha foi a mortandade de animais, maior ainda a docilidade da mídia da época, que foram gastos quilos de tinta e metros de papel para convencer a plebe rude e ignara que bastava capturar os exemplares sobreviventes, recolhê-los numa "reserva", e estava garantida a perpetuação da espécie. Pura invencionice! Medidas como a que está sendo proposta para a Usina de Santo Antonio tem mais efeito na mídia do que na vida real. Costumam ser medidas para inglês ver.

Empresa responsável pelas obras da Usina de Santo Antônio vai ter que repor 150 mil peixes ao Rio Madeira

Meio Ambiente

Luana Lourenço

Repórter da Agência Brasil

Brasília - A empresa Santo Antônio Energia, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira (RO) assinou o termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Púbico Federal (MPF) comprometendo-se em apresentar um projeto de reposição de 150 mil peixes ao rio.

O acordo assinado dá prazo de seis meses para a apresentação do projeto de reposição e do cronograma de execução. De acordo com o MPF, após a análise do plano, será assinado um novo TAC com um prazo para a colocação dos peixes.

As obras preparatórias da usina mataram pelo menos 11 toneladas de peixes, de acordo com o MPF. O número estipulado para a reposição – 150 mil – é três vezes maior que o montante de peixes mortos.

O TAC também prevê uma multa diária de R$ 5 mil caso a empresa não cumpra as condições e prazos do acordo.

Fonte: Agência Brasil

Leia o que diz o Portal Amazônia sobre a Hidrelétrica de Balbina (Pres. Figueiredo - Amazonas - Brasil:

Hidrelétrica de Balbina

A Hidrelétrica de Balbina, no Amazonas, localiza-se no rio Uatumã, próximo ao município de Presidente Figueiredo. Sua construção começou no ano de 1973, no governo de Gilberto Mestrinho. Na época, a cidade de Manaus era abastecida apenas por usinas termelétricas que consumiam petróleo dia e noite. O governo achou que a solução para o gasto com petróleo, seria a construção de uma usina hidrelétrica. Foi projetada então a Usina Hidrelétrica de Balbina.

Na ocasião, grandes grupos ambientalistas foram contra e vários manifestos foram feitos para impedir a construção, pois previa-se que o empreendimento causaria grande impacto ambiental. Consequências como a mortandade de animais, a alagação de grandes área de floresta foi motivo de polêmica e de debates.

A usina começou a funcionar em 1988. Nessa época o próprio governo reconheceu que havia cometido um erro, pois a energia que a usina produz, além de ter um custo altíssimo, era insuficiente para abastecer a própria cidade de Manaus, além de ter inundado grande área florestal e matado muitos animais.

Os habitantes das margens do rio não mais puderam usar a água, que ficou poluída e ácida. A maioria dos municípios do Amazonas ainda trabalham com geradores movidos a petróleo.

Portal Amazônia 15/07/2004-GC

Nenhum comentário: