outubro 22, 2010

Denúncia contra reitor da Unicamp: truculência contra estudantes

Carlos Latuff

On Friday 22nd October 2010, said:
ATENÇÃO! Ofensiva contra estudantes da Unicamp

No início da noite de ontem, enquanto visitava estudantes de uma república no bairro Santa Genebra 2, em Campinas, fui surpreendido por dois policiais da Força Tática, de pistolas em punho, que invadiram a residência alegando estarem a procura de supostos traficantes. Os militares estavam acompanhados de mais três policiais a paisana e, segundo eles, foram investigar uma denúncia de que a república estudantil era na verdade uma boca de fumo. Os estudantes ficaram visivelmente constrangidos, um deles teve a mochila checada pelo policial militar.

O incidente acontece no mesmo dia em que policiais cumprindo uma ordem do Ministério Público de Campinas foram até o campus da Unicamp para impedir que fosse realizado um ensaio para o festival anual de bandas independentes conhecida por "IFCHstock".

De acordo com estudantes, estas ações são resultado da pressão exercida por moradores da região do entorno da Unicamp, organizados na Associação dos Moradores da Cidade Universitária (AMOC), insatisfeitos com a presença de repúblicas estudantis no bairro.

No dia 17 de setembro, a mesma república invadida pela polícia foi atacada a pedradas por uma vizinha durante uma festa promovida pelos estudantes.

Nenhum comentário: