outubro 26, 2010

O dramaturgo Jair Alves conclama os brasileiros a unir-se a Dilma Rousseff

 PICICA: Em memória de Vladimir Herzog.
Dilma Rousseff e Oscar Niemeyer

Quem teria começado essa guerra?

Brasileiros do Brasil - Uní-vos

Culto Ecumênico de 31 de Outubro

Alguém pode imaginar num mesmo palco, hoje, com o mesmo objetivo, Marta Suplicy, Mário Covas, José Dirceu, Roberto Requião, Geraldo Alckmin, e Eduardo Suplicy? Parece Impossível? Pois isso aconteceu, de fato, há exatos dez anos atrás, no auditório Vladimir Herzog, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Este encontro foi articulado por membros desses principais partidos, agora em guerra eleitoral. Ali se reuniram, para selar o apoio já no segundo turno da reta final, a candidata do PT (Marta Suplicy), para derrotar o último fantasma da ditadura militar - o engenheiro Paulo Maluf - na eleição para a Prefeitura de São Paulo. O momento mais generoso deste encontro aconteceu quando o então governador, Mário Covas, anunciou que iria adiar a sua cirurgia já agendada para depois da eleição, pois pretendia estar presente nas ruas ao lado da candidata que veio a ser eleita, até o último minuto. Este gesto de grandeza foi uma retribuição sincera ao casal Marta e Eduardo Suplicy, que foram até ao Palácio dos Bandeirantes, no dia seguinte do termino do primeiro turno da eleição para governador, em 1998, para declarar apoio irrestrito a Mário Covas, independentemente da decisão partidária que viria alguns dias depois.

No dia seguinte ao encontro no Sindicato dos Jornalistas, Ato que foi boicotado pela imprensa, nós fomos os responsáveis pela montagem e direção de um evento Teatral realizado no Teatro Ruth Escobar para lembrar os vinte cinco anos da morte do jornalista Vladimir Herzog, nas dependências do DOI-CODI.  No palco, cerca de 40 atores, subdivididos em grupos distintos para encenar pequenas peças, lembrando momentos do calvário de Vladimir Herzog até à sua morte, na tarde de um longínquo 25 de outubro de 1975. A homenagem que recebeu o nome de “25 Vezes Vladimir”, foi o esforço dos artistas de teatro de São Paulo a Vlado, que definitivamente (e lamentavelmente) entrou para a história do Brasil, conforme lembramos nos dois textos anteriores.



No saguão do teatro, enquanto esperavam o início das atividades na sala Dina Sfat, se reencontravam e confraternizavam-se personagens das mais variadas tendências político-partidário, em sua maioria (claro) contrária a esses anos de terror. Neste dia, conforme documento fotográfico em anexo  http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u5437.shtml, registramos Eduardo Suplicy; a atriz Ruth Escobar; o diretor Fernando Peixoto; o ator Cláudio Mamberti, um dos atores que esteve em cena (hoje falecido), a socióloga Dulce Maia, e ainda as irmãs e parentes da atriz Lélia Abramo e do jornalista Perseu Abramo. Também, Clarice Herzog (mulher de Vladimir e filhos); Adáulio Dantas, um dos retratados no palco; e parte da diretoria do Sindicato dos Jornalistas que, em 1975, estivera no centro das decisões políticas e históricas.

Ao nos aproximarmos deste 31 de Outubro, quando se completa os trinta e cinco anos da morte de Vladimir Herzog, há de se perguntar quem ou quais os setores da sociedade civil que tanto apostam na cisão, impedindo à união dos brasileiros de bem. Sabemos que os principais meios de comunicação estão divorciados dessa alegria, da maioria da população, que festeja com euforia de liberdade os progressos econômicos que, por outro lado, contrastam com àquele sentimento de dor, expressado por Don Paulo Evaristo Arns, o pastor Jaime Nelson Wright, e o rabino Henry Sobel, em 1975. Terminamos esta modesta trilogia de textos, lembrando o Culto Ecumênico de 31 de Outubro, citando uma frase de um outro ex-religioso de ofício e hoje um teólogo (Leonardo Boff), e que a Nação brasileira não pode abrir mão, que disse esta semana: “Esta será a vitória da verdade contra a mentira”.

Mesmo sendo agnósticos, subscrevemos - “Boff, que Deus te ouça!”.

São Paulo, 25 de Outubro de 2010.

Jair Alves - dramaturgo - São Paulo

Um comentário:

Teuvo Vehkalahti disse...

Very nice picture, and your blog as a whole is a fine read and considered. I like your blog very much. Come take a look Teuvo images www.ttvehkalahti.blogspot.com blog and tell all your friends why you should visit blog Teuvo images that can be your country's flag to rise higher in my blog. September Sincerely, Teuvo Vehkalahti Suomi Finland