outubro 29, 2010

Salve, Pedro Casaldáliga!

PICICA: Tenho por Pedro Casaldáliga um profundo respeito. Sua ligação com a mais sublime das igrejas, sob a inspiração da Teologia da Libertação, inteiramente voltada para os mais pobres, e sua luta implacável contra o latifúndio tinha a admiração de todos que lutávamos contra a ditadura militar. Tenho dele, também, uma doce lembrança, ali pelos anos 1980. Participava de um debate sobre a causa indígena na Biblioteca Pública do Estado, aqui em Manaus. O auditório lotado. Só encontrei assento nas últimas filas de cadeiras. Eis que chega o bispo mais amado dos movimentos sociais da época. Alvoroço no auditório. Subitamente, ele se aproxima da minha cadeira, põe as mãos em minha longa cabeleira e pergunta docemente: "E este índio, vem de onde?" Devolvo-lhe, agora, o carinho, desejando saúde e paz.
D. Pedro Casaldáliga - Foto: Sérgio Lima
29/10/2010
Cirurgia de Pedro Casaldáliga será realizada neste sábado, 30 de outubro

Dom Pedro Casaldáliga, 83 anos, bispo emérito de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, será internado novamente nesta sexta-feira, dia 29, à tarde no Hospital do Rim, de Goiânia, para passar por uma cirurgia da próstata no sábado pela manhã.




Devido ao seu frágil estado de saúde, a cirurgia foi marcada para o próximo sábado, segundo Marlene Ossami de Moura, jornalista e antropóloga leiga que está acolhendo Dom Pedro em sua casa neste período pré-operatório, em Goiânia.


Ela disse à IHU On-Line, por telefone, que o bispo encontra-se muito bem de saúde e mais fortalecido, descansando agora em sua casa, depois de retornar de um longo período de internação, desde o início de outubro.


Segundo Marlene, Dom Pedro havia passado as últimas semanas muito fragilizado devido à arritmia e ao mal de Parkinson. Porém, com o descanso e o retorno para casa, sua arritmia acalmou, e os médicos preferiram retirar os remédios do Parkinson, o que deixou Dom Pedro mais fortalecido. Porém, ele tem dificuldades para caminhar, tendo que ser sempre acompanhado.


A cirurgia, comentou Marlene, é bastante simples, não trazendo maiores preocupações. Dom Pedro será operado neste sábado pela manhã no Hospital do Rim, de Goiânia. Ele deverá ficar internado por uma semana, para recuperação.


A expectativa é que, após a recuperação, Dom Pedro volte para São Félix do Araguaia, conforme o Pe. Paulo Gabriel Blanco, que mora com o bispo no Mato Grosso.


Dom Pedro Casaldáliga é catalão, nascido em 1928. Veio para o Brasil recém-ordenado sacerdote claretiano, em 1968. Em 1971, foi nomeado bispo prelado de São Félix do Araguaia pelo Papa Paulo VI. Grande nome da teologia da libertação, Dom Pedro foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Campinas, no ano 2000. Desde 2005, é bispo emérito de São Félix do Araguaia.


Ele também é o autor, junto com Pedro Tierra, do texto da Missa Terra Sem Males, que foi encenada na noite desta segunda-feira, na Unisinos, espetáculo de abertura do XII Simpósio Internacional IHU – A experiência missioneira: território, cultura e identidade.


(Por Moisés Sbardelotto)


Para ler mais:

FONTE: IHU

Nenhum comentário: