PICICA: "O Corpo sem Ógãos (ou apenas CsO) é um
conceito desenvolvido por Deleuze e Guattari, utilizado em Anti-Édipo e
Mil-Platôs. Este conceito, retirado de Artaud, funciona muito mais como
uma prática, ou conjunto de práticas, em vez de uma noção bem definida.
Faz parte de um estilo de vida nômade. Não compreendemos o Corpo sem
Órgãos, o vivemos."
Deleuze: Corpo sem Órgãos
“Órgão: ór.gão. sm (gr órganon) 1. Parte ou estrutura de um organismo ou corpo vivo, adaptada a uma determinada função. 2. Mec. Cada uma das partes de um mecanismo que exerce uma função especial. (Dicionário Michaelis)”
O Corpo sem Ógãos (ou apenas CsO) é um
conceito desenvolvido por Deleuze e Guattari, utilizado em Anti-Édipo e
Mil-Platôs. Este conceito, retirado de Artaud, funciona muito mais como
uma prática, ou conjunto de práticas, em vez de uma noção bem definida.
Faz parte de um estilo de vida nômade. Não compreendemos o Corpo sem
Órgãos, o vivemos.
Vimos a definição do dicionário, o corpo
organizado funciona como uma máquina que trabalha para a produção.
Quando nosso corpo se torna um organismo, lhe dão uma utilidade, ele se
insere em nossa sociedade para realizar determinados fins. Nosso desejo é
esmagado, organizado externamente, nossos órgãos são capturados,
amarrados dentro de uma lógica capitalista, ordenados. O órgão é sempre
instrumento de algo para além dele mesmo, neste caso, o social. E assim
nos tornamos presos, fracos, infelizes.
“O organismo não é corpo, o CsO, mas um estrato sobre o CsO, quer dizer, um fenômeno de acumulação, de coagulação, de sedimentação que lhe impõe formas, funções, ligações, organizações dominantes e hierarquizadas, transcendências organizadas para extrair trabalho útil” (Deleuze, Mil Platôs, Vol. 3)
É assim que nossos órgãos se tornam
nossos inimigos. Foi por isso que Artaud declarou guerra aos próprios
órgãos. A vida torna-se fraca, o desejo é canalizado, tudo trabalha pela
produção, pela finalidade. Já vimos como o desejo para Deleuze não é
falta, é produção (veja aqui),
mas o corpo, afastado daquilo que pode, perde sua capacidade
revolucionária e se torna doente, perde sua capacidade de criar o real
para aceitar a vida medíocre que lhe dão. A alternativa de Deleuze está
em criar para si um Corpo sem Órgãos.
O CsO não é inimigo dos órgãos, mas
inimigo do organismo. Ou seja, não é inimigo dos instrumentos, mas
inimigo da instrumentalização. Pura busca de intensidades, o CsO procura
desfazer-se da organização produtiva em que foi inserido para tornar-se
produção de realidades diferentes da que lhe deram. Ele odeia o
adestramento. O corpo antes estava doente, sua vida estava
desintensificada, anestesiada, sua rotina não lhe proporcionava nada de
novo. Com a criação de um Corpo sem Órgãos, o corpo se torna improdutivo
para se tornar intensivo. As coisas passam novamente a fluir, a lhe
afetar, ele acorda e percebe que está vivo, não é um instrumento, mas um
conjunto de sensações.
Os órgãos estão separando o corpo do
que ele pode, porque estão capturados, a potência se perde no organismo
investido pelo social. Desta forma, o meu desejo, através do meu corpo, investe em fins, o significado fica no lugar da sensação. É necessário não deixar
a forma, o organismo serem dominantes em mim: modificar órgãos, fazer
deles matérias para novas esculturas do desejo, rearranjos intensivos.
Este é o resultado do CsO, efetuação
da potência, assim como do pensamento. Na medida em que a potência se
efetua, não há como a própria potência não ser afetada. A intensidade destrói sua própria casa, a do homem é o próprio corpo submetido ao organismo.
Sendo assim, o CsO não está preocupado
com horários, dinheiro, mercadorias, rótulos, prazos: sua busca é por
outras formas de viver e se expressar, em suma, outras formas de sentir a
vida. Aumentar o prazer de viver, de sentir, de experimentar, produzir,
afetar e ser afetado.
Exemplo: a mão, usada para apertar o
parafuso com a chave de fenda, mover a alavanca na fábrica, escrever o
relatório no escritório. Quando esta mão perde a finalidade que lhe
deram, se torna CsO. Então aprende a dedilhar um violão, pintar um
quadro, acariciar uma pessoa. A boca que era usada para dar ordens,
organizar, repreender, dar sentido; passa a cantar, beijar, provar. Os
pés que levam ao trabalho podem ser usados para dançar.
“Eu crio um corpo que não perde o devir, um corpo em acontecimento, que é condição de si próprio. Os órgãos se tornam meios de mim mesmo. Abrir as portas do corpo para a vida potente e fechar para as armadilhas” – Luiz Fuganti.
O CsO nasce da capacidade de se abrir
para novas sensações, novas disposições. Organizações que não nos deram
previamente. Cabe a pergunta, o que me convém? Sexo, drogas,
rock’n’roll? Talvez. Viajar, experimentar comidas exóticas, meditar?
Pode ser também. Pintar, escrever, praticar um instrumento musical?
Claro! Nadar, correr, escalar? Sim! Todas as possibilidades são
consideradas, tudo que foge à vida anestesiada, tudo que desfaz o
entorpecimento da rotina, tudo que produza intensidade, tudo que gere
novos agenciamentos, organizações.
Eu desorganizo meu corpo para torná-lo instrumento de intensidade. Deleuze faz apenas uma recomendação: prudência,
cuidado, medida. “A prudência é um instrumento da ousadia” (Luiz
Fuganti). Uma experimentação contínua que quer criar a si mesma. Uma
vida que quer cada vez mais expandir-se e criar novas realidades. Uma
potência em ato que é causa de seu crescimento. O Corpo sem Órgãos é
sempre revolucionário porque deseja tomar o que é dele: a potência de
existir.
“Seria preciso dizer: vamos mais longe, não encontramos ainda nosso CsO, não desfizemos ainda suficientemente nosso eu. Substituir a anamnese pelo esquecimento, a interpretação pela experimentação. Encontre seu corpo sem órgãos, saiba fazê-lo, é uma questão de vida ou de morte, de juventude e de velhice, de tristeza e de alegria. É aí que tudo se decide” (Deleuze, Mil Platôs, Vol 3)
Seja esta, de agora em diante, nossa maneira de se relacionar com o corpo.
Fonte: Razão Inadequada
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