abril 01, 2008

Conferência GLBT do Amazonas

Foto: Alberto Jorge - Seminário "O Direito e a Cidadania", Manaus-AM, 2003

Ao centro, de gravata vermelha, o saudoso líder Adamor Guedes num Seminário GLBT
Conferência GLBT do Amazonas marcará história

A 1ª conferência estadual tem com tema central “Direitos Humanos e Políticas Públicas: o caminho para garantir a cidadania de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transgêneros e Transexuais".

Gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transgêneros e transexuais do Amazonas terão a oportunidade de debater políticas públicas para o segmento na I Conferência Estadual GLBT, prevista para o período de 10 a 12 de abril. A convocação do evento, que será coordenado pela Secretaria de Estado da Cidadania e de Direitos Humanos (Sejus), foi publicada pelo governador Eduardo Braga (PMDB) no Diário Oficial do Estado do último dia 5 e marca um momento histórico de inserção social do movimento.

A conferência tem com tema central “Direitos Humanos e Políticas Públicas: o caminho para garantir a cidadania de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transgêneros e Transexuais. Propõe estratégias para fortalecer ações de combate a homofobia, além de diretrizes para a implementação de políticas públicas e do plano nacional de promoção da cidadania e dos direitos humanos de GLBT.

A conferência representa um avanço significativo para o movimento. Será a oportunidade de discutir, de forma ampla, uma política de estado que atenda um segmento que vivencia a violência, discriminação e dificuldade de acesso ao trabalho.

A programação foi definida por uma comissão organizadora indicada pela Sejus em reunião realizada com os segmentos da diversidade sexual.

A realização da 1ª Conferência é resultado da luta em respeito a uma reivindicação do movimento como um todo. Para a sociedade civil organizada é um passo importante na consolidação de políticas que os movimentos vêm construindo ao longo de sua trajetória.

A conferência estadual terá a participação de delegados representantes do poder público e da sociedade civil que serão eleitos nas regionais que foram realizadas no mês de março em diversas cidades do interior e no próximo dia 4 é a vez de Manaus indicar seus representantes. Na conferência estadual, sairá um documento e serão eleitos os delegados que participarão da nacional que acontece de 7 a 9 de maio em Brasília. A Conferência Nacional foi convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em novembro do ano passado.

NOTA: O local previsto para a I Conferência Estadual GLBT é no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas, na Av. Djalma Batista.

Um comentário:

Lincoln o Fofo disse...

olha eu acredito que a cidadania, é concebida junto com o nascimento da pessoa, quero salientar ainda que este respeito exigido, que esta luta que eles tanto pregam só causará impacto social se eles fizerem por onde, não tenho nada contra os homossesuxais, mas eles também deviam se dar mais respeito para serem respeitados, esta revolta deles só causa mais fogo nos olhos do preconceito.

PS: os "Direitos Humanos e Políticas Públicas" deveriam observar mais e com um pouco mais de carinho os SPAs municipais de Manaus, qualificar melhor dá orientação qualquer porque estão todos uma vergonha. muito obrigado