Cesare Battisti prestes a ser Julgado pelo Conare
Por PRISÃO POLÍTICA 08/09/2008 às 13:55
Cesare Battisti, escritor e preso político italiano no Brasil está prestes a ser julgado pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) onde entrou, dia 27 de junho, com pedido de refúgio. Desde então seu caso tem sido estudado pelos membros do CONARE, que fizeram uma longa entrevista com Cesare para obterem maiores informações sobre o assunto. A previsão - não oficial - é de que o caso seja julgado até o dia 20 de setembro.
O Comitê de Apoio à Cesare Battisti solicita que o maior número de organizações, entidades, pessoas e personalidades enviem cartas ao CONARE re-afirmando a vontade de que Cesare não seja extraditado à Itália e permaneça no Brasil, conforme ele deseja. Estas cartas são importantes para demonstrar que a perseguição do estado italiano à Cesare é política e que ele dispõe, igualmente, de um amplo espectro social de apoio. As cartas de apoio podem ser enviadas tanto a partir da sugestão de Moção, como também por meio de outras abordagens.
No mundo, Cesare é apoiado por diversos literatos, intelectuais, artistas e militantes de esquerda. Na política parlamentar, durante as eleições francesas de 2006, os dois principais candidatos de oposição à Nicolas Sarkozy, a socialista Ségolène Royal e o centrista François Bayrou, se posicionaram contra a extradição. No entanto, Sarkozy venceu e assim compeliu ao Cesare à fuga, a qual pode finalmente ter um fim caso o Brasil interrompa essa perseguição italo-francesa.
::Leia Mais::
Links: Carta de apoio de Dalmo Dallari Moção de apoio CDHM Modelo moção de apoio
Editoriais Relacionados: Cesare Battisti entra com carta de refúgio Um ano da prisão política de Cesare Battisti Cesare Battisti tem primeira audiência no STF Brasil colabora com repressão política internacional
Comitê de Solidariedade à Cesare Battisti
O Proletários Armados para o Comunismo (PAC), grupo de que Battisti participou na década de 70, fazia parte do movimento da "nova esquerda italiana" ou ainda "Autonomia operária", a qual se opôs ao processo de composição do governo, numa aliança entre o PCI (Partido Comunista Italiano) e partidos tradicionais. Assim, os "anos de chumbo" configuraram-se num choque entre esquerda extra-parlamentar e a esquerda parlamentar. Atualmente, a rejeição por setores ortodoxos da esquerda em apoiar Battisti é devido ao fato da sua participação nesse movimento, o qual representou uma deserção em massa ao PCI e sua composição governista. Dessa forma, estes não só usam os mesmos jargões - terrorista, torturador e criminoso - que a direita utiliza para atacar os militantes de esquerda, como também a legitimam politicamente em sua "caça às bruxas" em todo o mundo.
Os quatro crimes aos quais tentam associar Battisti foram revindicados por pessoas que diziam fazer parte dos PAC - uma sigla que todo mundo podia se apropriar - e a única ligação de Battisti com os crimes é fundamentada no depoimento de um ex-membro do grupo, Pietro Mutti, que teve diminuição de sua pena pelas delações premiadas. Mutti forneceu tantas versões aos magistrados, em constante contradição com a dos outros "arrependidos", que ele foi ameaçado de voltar a prisão com aqueles que ele havia delatado caso não maneirasse nas invenções.
Fonte: CMI Brasil
Um comentário:
Dr Rogelio,Parabéns! pelo seu MARAVILHOSO TRABALHO`na SAÚDE MENTAL,sou Maria Calixta da Silva Costa,nascí em Coluna MG,tenho 55 anos e meu aniversário 01-01 sou profissional de saúde há 31 anos e nos ultimos 9 anos na MENTAL.Acredito que é onde mais aprendí,meu aprendizado é meio auto didata,infelizmente o profissional de nivel médio não é valorizado,posso estar enganada, porém é assim que me sinto. Trabalho em um Caps em SP e sou Aux de Enfermagem do estado. Cuido de Adolescentes de 12 a 21 anos e acredito que em alguns casos, para a melhora dos adolecentes precisariamos melhorar as condições financeiras dos pais, percebo também que os pais são muito ausentes, quando existem, muitos nem sabem quem é seu pai. não e complexo? EM suma: muito terá que ser feito,Deus nos dê força e muita coragem. Boa sorte
Postar um comentário