junho 24, 2010

Mais um Flifloresta

Nota do blog: A história do sucesso do Flifloresta está por ser contada. Aqui vai um breve resumo dessa ópera. Por mais de 12 anos os livreiros da cidade de Manaus clamavam por um festival literário, responsabilidade que compete à Secretaria Estadual de Cultura, tão pródiga em outras realizações culturais, como os festivais de jazz, ópera e cinema. Estranho é que sendo o titular da pasta um homem de letras, o livro não estava entre suas prioridades. Cansados de esperar realizaram o primeiro Flifloresta em Manaus, no final de 2008. Ao menos foi desmistificada a idéia de que o setor não poderia agir de maneira independente. Com criatividade e ousadia o primeiro foi um sucesso de público. Depois veio o de Itacoatiara. Hoje encerra o de Maués. Quem não foi, perdeu! Vida longa ao Flifloresta. Ao que parece, o Estado continua sendo o grande ausente. Que é desejável a autonomia empresarial não há dúvida; mas - caramba! - o papel constitucional do Estado no fomento à cultura não pode desprezar o livro, sobretudo para manter a coerência quanto aos investimentos em programas bem sucedidos na educação, especialmente na erradicação do analfabetismo. Que venham os investimentos, na forma da lei!

Flifloresta Maués acontece de 22 a 24 de junho


O Festival Literário Internacional da Floresta de Maués (Flifloresta/Maués) promovido pela Prefeitura do município, acontecerá no período de 22 a 24 de junho, com a presença dos escritores Thiago de Mello, Márcio Souza, Abrahim Baze, Ademir Ramos, Carlos Lodi, Zemaria Pinto, Ana Peixoto e Wilson Nogueira.

O Flifloresta vai fazer parte da programação do Festival de Cultura de Maués, evento que contará com atividades desenvolvidas no período de 2 de junho a 4 de julho, em comemoração aos 177 anos do município (24/06).

A abertura do Flifloresta/Maués está marcada para as 20h30, com a palestra magna “A Educação Escolar na Amazônia e a Formação de Leitores”, ministrada por Márcio Souza. No segundo dia do Flifloresta acontecerá o Simpósio de Leitura e Formação de Leitores, com a presença dos escritores convidados. O Simpósio será das 8h às 21h. Dentro do Simpósio, haverá a palestra “Os Índios na Amazônia – Dominação e Reconhecimento”, e as mesas temáticas “A Internet e a Leitura: Conexão e Virtualidade”, “A Experiência da Leitura na Construção do Ser Humano”, e “A Leitura e o Letramento”. A programação do Simpósio encerra às 20h, com o lançamento dos livros “A Sementinha Voadora”, de Wilson Nogueira, e “O Garoto que Não Quis Envelhecer”, de Xico Gruber, secretário municipal de Cultura e Turismo de Maués. A noite do dia 23 haverá a apresentações dos Poetas Vencedores do Concurso de poesia da cidade, com lançamentos de vários livros e sessão de autógrafos. 

No último dia de Flifloresta/Maués, haverá uma vasta programação durante todo o dia, como a distribuição gratuita de livros na periferia da cidade no Projeto Bibliocleta, com a participação de escritores e voluntários. A Prefeitura de Maués vai usar a estrutura do projeto Bibliocleta para fazer a doação de 5 mil exemplares diversos. O Bibliocleta é uma iniciativa lançada pela Prefeitura, que consiste em uma biblioteca itinerante, com os livros sendo levados de casa em casa por meio de bicicletas, em caráter de empréstimo.

Acontecerá também neste dia o Encontro de Professores com Thiago de Mello e Zemaria Pinto. No Museu do Homem de Maués o chamado Café Literário, com a Performance poético-musical dos poetas Thiago de Mello e Celdo Braga e participação do Grupo Imbaúba. Ainda a apresentação de Fofão & Cia, queima de fogos em comemoração ao aniversário de Maués e apresentação de Salomão Rossy & Banda

Segundo o prefeito do município, Miguel Paiva Belexo, a realização do Flifloresta, como parte do Festival de Cultura de Maués, institui um novo conceito de comemorações populares. “Todo mundo está acostumado a fazer festas apenas com shows musicais. Estamos criando algo que vai além, que pode deixar sementes para o povo. O contato com a literatura pode mudar a vida de uma pessoa, seja de qual idade for”, afirma. Os locais de realização do Flifloresta em Maués ainda serão definidos.

A primeira edição do Flifloresta aconteceu em 2008, em Manaus. Ano passado, os municípios de Careiro da Várzea, Itacoatiara e Parintins também foram cenários do evento. A participação popular é gratuita.


Realização:

Prefeitura Municipal de Maués
Instituto Nacional Valer de Cultura – INVC
    
Parceria:

Livraria e Editora Valer
Câmara Amazonense do Livro e Leitura - CALL

Nenhum comentário: