junho 29, 2010

Mais um hospital psiquiátrico em processo de desinstitucionalização

flaviocamposneto | 23 de maio de 2010 | 4:32
Retirada de pacientes no Hospital Psiquiátrico José Alberto Maia, em Camaragibe (PE) para a residência terapêutica em Chã Grande (PE).
Resultado de um longo processo de luta do Movimento de Luta Antimanicomial e articulado entre o Governo de Pernambuco e as Prefeituras de Camaragibe e Chã Grande com o apoio do Ministério da Saúde.

***

Nota do blog: Hoje, pela manhã, na IV Conferência Nacional de Saúde Mental, na sala Eduardo Araújo, assisti no Painel 3 "Desinstitucionalização, inclusão e proteção social: residências terapêuticas, Programa de Volta para Casa e articulação intersetorial no território" três relatos sobre desativação de manicômios. O de Paracambi-RJ, de Campina Grande-PB e de Camaragibe-PE. Coube à Dra. Ricarda Bezerra, Secretaria de Saúde deste último município, narrar a experiência de desconstrução do manicômio de Camaragibe, uma das maiores vergonhas da psiquiatria conservadora brasileira. O abandono a que foram submetidos os usuários lembra uma outra vergonha nacional. Refiro-me ao manicômio de Paracambi. O fato é que ambos estão passando por um processo de desconstrução. Registre-se a importância do movimento social por uma sociedade sem manicômios. O de Pernambuco botou a boca no trombone, e o Ministério Público entrou em cena. Resumo da ópera: governo, prefeituras e ministério da saúde foram obrigados a por a mão na massa. Veja acima o depoimento da querida Marcela Lucena, gerente de Atenção à Saúde Mental, e sua expressão de satisfação com os primeiros resultados do processo de desinstitucionalização do Hospital Psiquiátrico Alberto Maia, do município de Camaragibe. Uma vitória dos companheiros que lutam por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial.

Nenhum comentário: