junho 21, 2010

Usuários de drogas - campanha Igual a você - contra o estigma e o preconceito no Brasil

UNAIDSBr — 16 de novembro de 2009 — Iniciativa dá voz e notoriedade aos direitos humanos de estudantes, gays, lésbicas, pessoas vivendo com HIV, população negra, profissionais do sexo, refugiados, transexuais e travestis e usuários de drogas. Veiculação iniciará no dia 16 de novembro em emissoras de televisão de todo o país

* * *

Nota do blog: O desabafo abaixo é de Dênis Petuco, sociólogo, redutor de danos. Compare e veja os contrastes entre a campanha de promoção de saúde da Unaids, que tem como tema Usuário de drogas e Direitos Humanos, e a campanha brasileira, que aborda a questão do uso de crack (postada, também, aqui no PICICA). A diferença é ululante.

Yeah!




Finalmente, uma luz no fim do túnel! Isto sim é uma campanha de promoção de saúde, alinhada aos princípios do SUS, das reformas sanitária e psiquiátrica, compromissada com as mais báscias noções de Direitos Humanos e cidadania. Pena que não foi lançada pelo Esta brasileiro, tampouco pelo governo de Lula, e muito menos pelas instâncias governamentais comprometidas com o cuidado de pessoas que usam álcool e outras drogas.

Teve de vir as Nações Unidas ensinar o Brasil a fazer campanha. Só para provocar, vou mais uma vez fazer uso da polêmica palavra: que vergonha que me deu, ver a ONU ensinando o Brasil a fazer promoção de saúde para pessoas que usam álcool e outras drogas.

Em tempo: para quem trabalha com Redução de Danos já faz alguns anos, a campanha não impressiona. É o mesmo tipo de prática discursiva que fez com que a política brasileira de controle da Aids se tornasse um exemplo a ser seguido em todo o mundo. Pena que isto ainda não tenha sensibilizado nossos gestores, que insistem em campanhas do tipo "pedagogia do horror", criminalizantes, excludentes e estigmatizantes.

Pra quem ainda não clicou, replico o link: http://www.youtube.com/watch?v=xwRqrLmM_Us

Que a ONU nos resgate, e cheque-mate!

[ ]s
Dênis
http://www.denispetuco.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Até que enfim um Blog em Manaus trata as drogas como um problema de saúde pública. O lance é prevenção, nao dá, vem redução de danos, não dá, vem tratamento e se não der, é porque nasceu desequilibrado: Maluco tem que dá um jeito de conciliar. DN