outubro 04, 2010

Luis Nassif faz balanço dos erros e acertos do seu blog

Erros e acertos do Blog na campanha

Vamos a um pequeno balanço dos erros e acertos do Blog nessa campanha.

Acertos

1.      Em dezembro saímos na frente ao identificar que as linhas de análise corretas eram as que relacionavam crescimento de Dilma com grau de conhecimento do eleitor sobre ela ser a candidata de Lula. Era a linha do Sensus e do Vox Populi e que foi vitoriosa até a consolidação da candidatura Dilma.

2.      Aqui, também, se permitiu um debate amplo sobre a metodologia das pesquisas, ainda não realizado na velha mídia. Essa discussão ajudou a combater a demonização de institutos por parte da velha mídia.

3.      Fomos, também, os primeiros a identificar o apelo popular no discurso de Marina Silva.

4.      Ajudamos a desmontar inúmeros factóides da velha mídia.

Erros

1.      Com base nas entrevistas com os institutos, acreditar que o voto em Dilma já estava consolidado. Esse foi o erro central, já que o conhecimento do eleitorado sobre Dilma era muitíssimo recente, sem tempo para consolidar. Desde o começo a campanha do PSDB explorava a suposta falta de história política da candidata, o que a deixava exposta a campanhas maciças de boatos.

2.      Não ter ficado atento aos sinais de chegada de uma nova onda, depois que a onda Dilma bateu no teto. E minimizado a influência da campanha de denúncias da velha mídia. Há o atenuante de que todos os institutos erraram em suas previsões. Mas se na economia aprendi a ler os sinais que antecedem as pesquisas, nas eleições os sinais passaram na minha frente (comentários disseminados sobre o voto em Marina; a tendência de queda no tracking e a última pesquisa Datafolha etc) e acabei minimizado-os. O fato do erro ter sido de todos os institutos não me absolve.

3.      Julgar que a “bala de prata” viria do lado político. Nosso Gunther aqui, antecipava que viria de temas mais abrangentes, como os religiosos.

Fonte: Luis Nassif Online

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