julho 21, 2014

"Declaration" - Hardt e Negri (compilado por Natacha Rena)

PICICA: "O conhecimento é o bem comum por excelência, e a educação depende do acesso ao conhecimento, às ideias e à informação/" (Hardt e Negri)


Declaration

"Os acampamentos são uma grande fábrica para a produção dos afetos sociais e democráticos." (Hardt e Negri)

"O autodidatismo deve ser organizado como um exemplo de acesso livre ao comum, incluindo informações, conhecimentos, ferramentas de estudos, etc., livre de obstáculos financeiros e também dos obstáculos provenientes do dogmatismo e da censura." (Hardt e Negri)

"O conhecimento é o bem comum por excelência, e a educação depende do acesso ao conhecimento, às ideias e à informação/" (Hardt e Negri)

"O público sempre age de maneira burocrática, muitas vezes irracional, cega e sufocante." (Hardt e Negri)

"Em nossa era de produção biopolítica e capitalismo cognitivo, algumas das forças produtivas centrais, como aquelas que trabalham com ideias, afetos, códigos, comunicação e afins, não estão concentradas em fábricas, mas sim espalhadas pelo terreno social. De fato, a metrópole é um lugar privilegiado onde essas forças residem e interagem." (Hardt e Negri) 

"Tornar-se comum é uma atividade contínua, orientada pela razão, vontade e desejo da multidão, que deve passar por uma educação de seu conhecimento e afetos políticos." (Hardt e Negri)

"As decisões sobre o comum são tomadas por meio da participação democrática, e não por meio de representantes eleitos e especialistas." (Hardt e Negri)

"Sem dúvida, o conhecimento é uma condição prévia para a participação democrática e a gestão do comum." (Hardt e Negri)

"Precisamos estimular o apetite por esses conhecimentos e redescobrir os prazeres da participação política." (Hardt e Negri)

"O poder de decisão criado pelos movimentos deve residir com aqueles que estão agindo juntos politicamente, não pode ser transferido além daquele terreno comum." (Hardt e Negri)

"Nesses movimentos, a política é uma ontologia plural. O pluralismo das lutas que emergem das tradições divergentes e expressam objetivos diferentes combina-se com a lógica cooperativa e federativa da assembleia para criar um modelo de democracia constituintes, em que essas diferenças são capazes de interagir e se conectar umas com as outras, formando uma composição compartilhada. Até aqui, vimos uma pluralidade de movimentos contra o capital global, contra a ditadura das finanças, contra os biopoderes que destroem o planeta, e em busca do acesso livre e compartilhado do comum e de sua autogestão." (Hardt e Negri)

"Discutir, aprender, ensinar, estudar, comunicar-se e participar das ações: essas são algumas das formas de ativismo, constituindo o eixo central da produção de subjetividade. Uma ontologia plural da política é colocada em prática por meio do encontro e da composição de subjetividades militantes." (Hardt e Negri)

"A tolerância deve dar a todos o poder de participar como diferentes e de trabalhar ativamente com os outros. Essa tolerância é uma característica essencial da multiplicidade interna da maioria imperante." (Hardt e Negri)

"O mais importante são os modos de organização dos movimentos e, especificamente, os modos que incluem diferenças. As assembleias horizontais, democráticas, não esperam nem buscam unanimidade, mas sim são constituídas por um processo plural, que está aberto a conflitos e contradições." (Hardt e Negri)

"O trabalho da assembleia envolve achar maneiras de vincular visões distintas e desejos distintos, de modo que possam se combinar de maneiras contingentes. A maioria, então, não se torna uma unidade homogênea, nem mesmo um corpo de concordância, mas sim uma concatenação de diferenças’’ (Hardt e Negri)

"Devemos sempre manter juntas, por um lado, a construção e circulação das lutas e, por outro, as expressões do poder constituinte." (Hardt e Negri)

"As lutas expressam novos direitos de forma insurrecional e fizeram emergir novos poderes constitucionais, que, embora agora latentes, mantêm pressão e despiram o véu da ignorâˆcia e dominação, obediência e medo. De agora em diante, e a cada ano, haverá uma primavera da natureza e uma primavera política." (Hardt e Negri)

"O que é interessante e novo nessas lutas não é tanto sua lentidão ou rapidez, mas sim a autonomia política pela qual gerenciam seu tempo.” (Hardt e Negri)

"O mais importante talvez seja como cada ação constituinte é contagiosa e infecciosa." (Hardt e Negri)

“Propor o desejo por democracia, em oposição às estruturas políticas tradicionais de representação, também promove a necessidade de participação e transparência." (Hardt e Negri)

"Nosso interesse básico não é seguir as sequências lógicas de cada reivindicação política e constitucional, mas sim descrever, ou fazer sentir, os movimentos criados na expansão desses exemplos constituintes e nas distintas ocasiões revolucionárias. As temporalidades são rápidas ou lentas de acordo com a intensidade viral da comunicação de ideias e desejos, que instituem, em cada caso, uma síntese singular." (Hardt e Negri)

"As lutas expressam novos direitos de forma insurrecional e fizeram emergir novos poderes constitucionais, que, embora agora latentes, mantêm pressão e despiram o véu da ignorância e dominação, obediência e medo. De agora em diante, e a cada ano, haverá uma primavera da natureza e uma primavera política." (Hardt e Negri)

"Os afetos são expressos nesses lugares, mas o mais importante é que são produzidos e treinados. Para os políticos profissionais e, de fato, para qualquer pessoa que não passou algum tempo nos acampamentos, é difícil, ou mesmo impossível, entender o quanto essas experiências constituintes são inspiradas e permeadas por fluxos de afetos e, realmente, de grande felicidade. A proximidade física, claro, facilita a educação comum dos afetos, mas também as experiências intensas de cooperação, a criação de segurança mútua numa situação de vulnerabilidade extrema e os processos coletivos de tomada de decisão e deliberação são fundamentais. Os acampamentos são uma grande fábrica para a produção dos afetos sociais e democráticos." (Hardt e Negri)

"A proliferação de lutas e seu caráter performativo se baseiam na nova natureza da força do trabalho." (Hardt e Negri)

"Consideramos ser constituintes as lutas que são estabelecidas no terreno do comum, e que não só expressam a necessidade urgente de um novo processo constitucional, mas que também indicam o caminho para ele." (Hardt e Negri)

"Uma declaração de independências cria a base real de um novo processo constituinte. Na atualidade, as lutas expressam, em outras palavras, o resultado contingente dos conflitos políticos, assim como um acontecimento, um transbordamento de desejo e proposição política. O senso comum que reside nos corações e mentes dos sujeitos que conduzem as lutas e imaginam uma nova sociedade possui um valor prescritivo e o poder de gerar, inspirar e moldar novas formas de vida.” (Hardt e Negri) (Declaration, p.77)

"Esse poder constituinte está profundamente integrado nas lutas, e essas declarações de direitos inalienáveis revelam o curso de um movimento histórico que está alcançando sua maturidade." (Hardt e Negri)

"O poder não é capaz de sobreviver quando seus sujeitos se libertam do medo." (Hardt e Negri)

"Independentemente de quão imenso e arrogante pareça o poder diante de você, saiba que ele depende de você, alimenta-se do seu medo, e sobrevive só por causa de sua disposição de participar do relacionamento. Procure uma porta de fuga. Uma delas está sempre presente. A deserção e a desobediência são armas confiáveis contra a servidão voluntária." (Hardt e Negri)

Fonte: Facebook

Nenhum comentário: