julho 28, 2014

"Jornalistas palestinos são alvo em Gaza" (Pública - Agência de Reportagem e Jornalismo Investigativo)

PICICA: "Documentário mostra que, nos últimos ataques, Israel alvejou propositalmente jornalistas palestinos embora eles estivessem cumprindo seu papel de relatar o conflito militar"

Jornalistas palestinos são alvo em Gaza

Documentário mostra que, nos últimos ataques, Israel alvejou propositalmente jornalistas palestinos embora eles estivessem cumprindo seu papel de relatar o conflito militar

O documentário feito pela repórter Jihan Rafiz, da The Real News, mostra que em Gaza os jornalistas palestinos não recebem o mesmo tratamento de outros jornalistas estrangeiros, ou mesmo árabes.  Oficialmente, Israel os vê como parte da resistência palestina e eles são, portanto,  alvos de ataques por mísseis guiados.

Em meados de novembro do ano passado, as forças militares de Israel alvejaram um centro de imprensa onde trabalhavam dezenas de jornalistas palestinos.  Oito jornalistas ficaram feridos e, depois de uma semana de bombardeios, três jornalistas palestinos foram mortos.

Segundo os repórteres sobreviventes, entrevistados no documentário, o objetivo das forças israelenses foi censurar a transmissão dos ataques – já que muitos jornalistas estrangeiros foram proibidos de entrar no país.


Para ver o original, clique aqui.
A The Real News é uma rede televisiva focada no jornalismo independente, que recebe colaboração de vários jornalistas ao redor do mundo e se mantém por doações dos telespectadores.

Nenhum comentário: