Jogo do Brasil: tristeza, esperança, medo, ódio, desespero, indignação, vergonha, humildade


 
br_alem 

Quem disse que os autores do Razão Inadequada não podem assistir aos jogos da copa? E quem disse que eles não lembram de Espinosa neste momento? Cada gol que tomávamos eu sentia meu corpo passar a um estágio reduzido, inferior, minha capacidade de ser e existir diminuia. Meu conatus se enfraquecia.
O corpo humano pode ser afetado de muitas maneiras, pelas quais sua potência de agir é aumentada ou diminuída, enquanto outras tantas não tornam sua potência de agir nem maior nem menor” – Espinosa, Ética III, post. 1
Pois é, o Brasil perdeu, e ao longo do jogo tivemos a chance de ver a segurança transformar-se em medo, tristeza, ódio, desespero e indignação, vergonha, humildade. Todos afetos que Espinosa procurou não satirizar nem escarnecer, apenas entender. Eis as definições de seus afetos:
  • A tristeza é a passagem do homem de uma perfeição maior para uma menor“. Entristecer-se é a passagem do homem para uma condição inferior. A afecção de tomar um gol, gera o afeto de tristeza. Não que deixemos de ser perfeitos, a natureza toda é perfeita, mas vamos diminuindo nossa perfeição quanto mais triste ficamos. Ao longo desta passagem, a potência de agir diminui, a tristeza é a consciência desta passagem.
  • A esperança é uma alegria instável, surgida da idéia de uma coisa futura ou passada, de cuja realização temos alguma dúvida“. Ainda dá tempo! Nós vamos conseguir! Precisa agora dar o sangue!… Pois é, mesmo que instável, nós ainda temos esperança na vitória, mas temos dúvida.
  • O medo é uma tristeza instável, surgida da idéia de uma coisa futura ou passada, de cuja realização temos alguma dúvida“. Mas a esperança facilmente se transforma em medo, e depois de mais gols inesperados pode transformar-se em desespero.
  • O ódio é uma tristeza acompanhada da idéia de uma causa exterior“. Sim, o time da Alemanha nos deixou com muito ódio, ele foi a causa de nossa tristeza, a culpa é deles, eles são cruéis, sem coração frios.
  • O arrependimento é uma tristeza acompanhada da idéia de uma ação que acreditamos ter praticado por uma livre decisão da mente“. Nós poderíamos ter treinado mais? Deveríamos ter nos esforçado mais? Não, arrepender-se é errar duas vezes. Não havia como ser diferente, tudo foi exatamente como deveria ser.
  • A humildade é uma tristeza que surge porque o homem considera a sua impotência ou debilidade“. Estamos passando por vários estágios, todos eles foram descritos por Espinosa. A humildade é uma paixão triste porque ela advém quando percebemos nossa impotência.
  • A vergonha é uma tristeza acompanhada da idéia de alguma ação nossa que imaginamos ser desaprovada pelos outros“. Os jogadores que o digam, os gritos da torcida não perdoam, e as lentes das câmeras também não…
Que pena, bem que eu gostaria de ter listado as definições de alegria, amor, admiração, adoração, segurança, reconhecimento, gáudio, satisfação consigo mesmo…. fica para outro momento.

416442-970x600-1 43fanfestrjbraxaledanielramalho