setembro 07, 2008

Ladies and gentlemen: Humberto Amorim in Momentos de Jazz

Jazzófilos(as),

No nosso programa domingueiro de jazz pelas ondas da Rádio Amazonas Jazz FM 101,5 a partir das 20h00 destacaremos os "masters" do jazz começando por Nat King Cole, na sua fase de pianista, Al Hirt do Tijuana Brass (lembram?) Pee Wee Russell, Sonny Stitt, Dexter Gordon, Bud Freeman, Teddy Wilson (pianista favorito de Billie Holiday), Johnny Griffin (gênio do saxofone que nos deixou recentemente), Ben Webster (sem comentário...), Lee Konitz (que sopro!) Chris Barber & Dr. John juntos num improviso maravilhoso em "Take me Back to New Orleans".

O Jazz Hot é o jeito singular do jazz produzido na França. Os pais do hot swing françês foram o violinista Stephane Grappelli e o guitarista Django Heinhardt homenageados pelo The Hot Swing Trio de Mark O'Connor, no cd "In Full Swing".

Você sabe o que é swing ao escutar: swing é a essência do jazz, quase impossível de definir. O swing reside em algum lugar entre o ritmo e a maneira que o músico decide tocar - e brincar - com as notas musicais. Tentar descrever o que é o swing seria loucura de minha parte. Não é algo que os músicos possam medir ou seguir a risca. O que posso declarar é que o swing é uma possibilidade que reluz na alquimia das notas e do ritmo, o que acontece com as curvas e movimentos de uma melodia, o que sai da imaginação de quem está tocando jazz. Os músicos de jazz, aliás, reinventam o swing cada vez que tocam.

A music jazz swing se tornou o som dominante no cenário da música pop americana da década de 30. Em Paris, na mesma época, Stephane Grappelli e Django Reinhardt a tudo ouviam, mas de forma bem diferente. Sem metais para abrir o caminho, sem saxofones para iluminar o céu.

O "Quinteto du Hot Club" que eles formaram, tirou música swing de forma magnífica e improvável das cordas do violino e da guitarra, elegante e euforicamente. O swing nunca foi tão aveludado, transparente e debonair como dizem os franceses depois que a guitarra de Django se encontrou com o violino de Stephane.

Até jazz!!

Humberto Amorim
Posted by Picasa

Nenhum comentário: