maio 14, 2009

ADUA convoca comunidade para ato de repúdio

Ilustração publicada em cfcpcascais.blog.pt
ADUA convoca comunidade para ato de repúdio

A diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA) convida toda a comunidade universitária a participar de ato público em repúdio a agressão ao professor Gilson Monteiro. O ato acontece no Hall do ICHL, sexta-feira, 15, às 9h.

*****

Enquanto isso, o professor Gilson Monteiro recomenda a leitura de artigo da jornalista Erika Klingl, da equipe do Correio
Correio Braziliense, postado no site do Ministério da Saúde em julho de 2004 (http://www.sistemas.aids.gov.br/imprensa/Noticias.asp?NOTCod=58502) para que se entenda a natureza do comentário feito em sala de aula e que resultou na cena de violência de que foi vítima.

***

Leia o e-mail do professor Gilson Monteiro enviado para a comunidade acadêmica:

Caros colegas, amigos, inimigos e todos os que amamos a Ufam,

Nossa Universidade foi visceralmente atacada quando o irmão do vice-governador Omar Aziz, Amin Aziz, invadiu o auditório Rio Negro, no dia 11, por volta das 16h52, e agrediu-me moralmente "Você é um merda e não deveria ser professor da instituição", além de ter desferido três socos, dois pontapés e, em seguida, simulado descarregar uma arma de fogo sobre mim. Sinto-me agredido no rosto, mas a Ufam, a Democracia, o Direito à liberdade e ao livre pensar e, mais que tudo, o DIREITO LIVRE DA DOCÊNCIA foram ferozmente vilipendiados. Por isso, conclamo todos e todas a participarem, a trazerem um colega, seus alunos, enfim, ou a Ufam toma uma posição dura e drástica contra essa violenta invasão ou o Auditório Rio Negro e as demais dependências da Institução serão incorporadas ao quintal da família Aziz. Precisamos reagir e demonstrar toda a nossa indignação!

Um abraço a todos e todas ! (Ainda estou vivo, muito embora, pelo gesto simbólico do meu agressor, talvez não permaneça por muito tempo).

Professor Gilson Monteiro
Posted by Picasa

Nenhum comentário: