maio 28, 2009

HISTÓRIA: Revista da Biblioteca Nacional - Maio de 2009

Confira na edição online

Acervos Digitais - Renato Venâncio estreia sua coluna sobre arquivos tratando do impacto da digitalização da Torre do Tombo e seu impacto na historiografia sobre Inquisição

Encontro das Arábias - Ministros de países árabes e da América do Sul encontram-se para planejar ações culturais. Traduções de Guimarães Rosa e exposição sobre o Nilo e o Amazonas estão nos planos.

A vez da abertura - Com uma legislação recente sobre acesso às informações públicas, Brasil corre atrás do prejuízo com novos projetos, como o 'Memórias Reveladas', que promete abrir os arquivos da ditadura.

Chibata nunca mais - Pesquisadores discutem os registros inéditos do diário de João Cândido em encontro promovido pela Revista de História.

Rumo à nascente do sol - Consultora da ONU, Fernanda de Camargo-Moro desenvolve uma pesquisa sobre o Oriente há mais de três décadas. Suas últimas obras tratam da rota dos incensos e dos Emirados Árabes.

Um rio chamado 'Diretas Já' - Maior manifestação política do Brasil, comício das 'Diretas Já' em São Paulo completou 25 anos no último mês. Com dois líderes com passagem pela presidência, o evento permanece vivo na memória.

Acervos Digitais - Renato Venâncio estreia sua coluna sobre arquivos tratando do impacto da digitalização da Torre do Tombo e seu impacto na historiografia sobre Inquisição.

Confira outras notícias do site

E nas bancas...

Em boas mãos - Atividades econômicas predatórias começaram a mudar de rumo nos anos 1980: reservas sustentáveis abrem um novo caminho para os moradores da Amazônia.

Florestania - A acelerada urbanização da Amazônia fez surgir várias propostas de desenvolvimento sustentável. A mais recente é o conceito de florestania.

É grave a crase? - No último século, as idas e vindas gramaticais afastaram e aproximaram Brasil e Portugal. A nova reforma ortográfica é só mais um capítulo.

Entrevista com Milton Hatoum - “O Amazonas preservou a floresta e destruiu a cidade”
Posted by Picasa

Nenhum comentário: