maio 09, 2009

Carmen Silveira de Oliveira recebeu a Ordem de Rio Branco

Carmen Silveira de Oliveira
foto publicada em
www.fase.rs.gov.br
Nota do blog: Silvia Edith traça um breve perfil de Carmen Silveira de Oliveira, que acaba de ser homenageada com a Ordem de Rio Branco. Por e-mail: "Para quem não conhece o percurso de Carmen no movimento da luta antimanicomial. Uma pequena lembrança: fez parte do grupo que se rebelou no Hospital Psiquiátrico São Pedro. Foi uma das percusoras do Fórum Gaúcho de Saúde Mental, lutou juntamente com os nomes considerados "jurássicos" do movimento antimanicomial para afirmação da reforma psiquiátrica no Rio Grande do Sul e foi uma das professoras, juntamente Fátima Fischer e outras(os), que levaram a luta antimanicomial para as Universidades Gaúchas. Em seu percurso de vida lançou-se em outras fronteiras e desafios. Porém acredito que uma vez militante antimanicomial sempre será militante antimanicomial, institucionalizado ou não. Quem não lembra da frase (se não me falha é de Carmen): "De militante a militonto". A Carmen representa as mulheres guerreiras da luta pelos os Direitos Humanos. Parabéns!" Silvia Edith.

"Carmen Silveira de Oliveira, subsecretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da Republica, (SEDH/PR) foi agraciada no dia 7 de maio com a Ordem de Rio Branco, condecoração oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. A cerimônia aconteceu às 11 horas, no Hall do Palácio do Itamaraty, em Brasília.
A medalha de Comendador, entregue pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, é uma forma de reconhecimento, por parte do governo brasileiro, pelo destaque em sua vida profissional e serviços prestados à sociedade.

Além de subsecretária, Carmen é presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Psicóloga, doutora em Psicologia Clinica (PUC-SP) e pesquisadora na área de Violência Juvenil, é professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Gaúcha, Carmen foi presidente da “Febem”, de seu estado, além de presidente do Conselho Federal de Psicologia e membro do Conselho Penitenciário do Estado do Rio Grande do Sul. À frente da Subsecretaria, Carmen foi a principal responsável pela realização do 3° Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado no Rio de Janeiro, em novembro do ano passado.

A Ordem de Rio Branco foi instituída pelo então presidente da República, João Goulart, em 5 de fevereiro de 1963. Há cinco graus de condecoração: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. O Conselho da Ordem é composto pelo presidente da República, ministro das Relações Exteriores, ministro-chefe da Casa Civil, chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores e chefe do Cerimonial do Ministério das Relações Exteriores."

Marcus Lemos
Posted by Picasa

Nenhum comentário: