maio 11, 2009

Torcida para Jacaré GularStone

Foto: Daniel - Encontro Nacional de Saúde Mental - Belo Horizonte-MG, julho.2006

Nota do blog: Fotografia feita no I Encontro Nacional de Saúde Mental, em 2006. Da esq. para a dir. vê-se Rogério, Elon, Rogelio e Jacaré GularStone. Esta última figura, além de esbanjar simpatia, é músico e militante da luta antimanicomial. Estamos na torcida para que ele vá ao Programa do Jô Soares, fale da luta antimanicomial e dê uma canja com uma das suas músicas. "Borracha", por exemplo. Está entre minhas preferidas. Acesse My Space, ouça o Jacaré, depois escreva para pautadojo@redeglobo.com.br e peça a inclusão do nome do Jacaré Gular Stone na pauta do programa. O movimento por uma sociedade sem manicômios agradece.


REDE NACIONAL INTERNÚCLEOS DA LUTA ANTIMANICOMIAL - RENILA
Rua Afonso Pena, nº. 475, Santo Amaro Recife - PE. CEP: 50050-130


JACARÉ GULARSTONE

Dia 18 de Maio - Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Todas as regiões do Brasil estarão mobilizadas em diversas atividades para despertar a sociedade dos princípios da Luta Antimanicomial.

A RENILA - Rede Nacional de Internúcleos da Luta Antimanicomial faz parte desta luta histórica, política e social.

O Núcleo Sudeste, cujos encontros são no município de Santos, estão mobilizados para incluir o músico Jacaré GularStone na pauta do programa.

Portanto, nós do Estado Pernambuco, representando a Secretaria da REDE NACIONAL INTENÚCLEOS DA LUTA ANTIMANICOMIAL, estamos apoiando a ida deste talento musical e militante da Luta Antimanicomial ao Programa Jô Soares.

Não esqueçam que dia 18/05 é o dia Nacional da Luta Antimanicomial!

Poderemos divulgar a ida do nosso músico ao programa para todo Brasil e também em alguns países!

Saudações Antimanicomiais!

Nelma Melo - 81 99640903

***

JACARÉ GURLASTONE

José Gonçalo de Araújo, mais conhecido como Jacaré Gularstone (http://www.myspace.com/463891861), um compositor e músico, que faz da criatividade musical a “Luta Por Uma Sociedade Sem Manicômios”.


Militante ativo da RENILA - Rede Nacional Internucleos da Luta Antimanicomial, Vice- Presidente da Associação Franco Rotelli e usuário dos serviços da Saúde Mental, cujo história de Luta Antimanicomial iniciou-se há 20 Anos, com a Intervenção da Casa de Saúde Anchieta.


A luta não é individual, mas de milhares de cidadãos brasileiros portadores de sofrimento psíquico que urge mostrar à sociedade, que a sua história em buscar cuidados na área da Saúde Mental, não deveria ser encarada como um impasse e limitação em ter todos os direitos garantidos enquanto cidadão brasileiro.


A sua história musical começou em Recife, aos seis anos de idade, quando entrou em contato com grupos folclóricos, novenas, cantos, batuques e ritmos, que ate hoje influenciam suas composições.


Aos nove anos veio para São Paulo, onde conviveu com famílias de estrangeiros, como italianos, argentinos, franceses e americanos. Este contato com outras culturas, proporcionou conhecimentos a outros ritmos e experiências, desta forma, constrói sua adoração à música. Neste contexto, se identificou com o samba, twist e rock.


Após muitos elogios e incentivos, na década de 70 passou a participar de programas de calouro, como o Clube do Bolinha e o Silvio Santos, onde a receptividade foi grande e, o estimulou a continuar sua trajetória musical.


Na década de 80, Jacaré iniciou em Santos/SP, apresentações e shows, onde cantava suas próprias composições, entre elas: Sincera, Jacaré Macho, Cuidado com a AIDS, A Lei do Cão, Tereza terça-feira e Pedaço de Carne. Entre os locais de apresentação estão o Sindicato dos Metalúrgicos, o SESC, Clube do Samba, Império do Samba, Circo Marinho, Clube Caiçara, bailes carnavalescos que se estenderam no interior de São Paulo.


Jacaré entrou em um período de afastamento da produção musical, onde se dedicou às causas das Políticas Públicas e à Luta Antimanicomial. Mas, continuou com suas composições, e em 2007 lançou seu primeiro CD junto com a Banda Complexo B, “Paz e Amor”.


Atualmente, tem uma militância ativa na Rede Nacional da Luta Antimanicomial, cuja proposta é uma Sociedade Sem Manicômios junto com a Associação Franco Rotelli. Participará do I Festival Tan Tan de Música no Rio de Janeiro , nos dias 31/07, 01 e 02/08/2009, cuja parceria será com a espetacular e exemplar Banda Vulca (http://www.myspace.com/vulcasongs), um projeto fundamentado em Responsabilidade Social, Político e Psíquico, por uma Sociedade Sem Manicômios.

Posted by Picasa

Nenhum comentário: