Fotos postadas no blog da Mônica Barbosa
Arte em benefício da saúdeFoi aberta no último dia 30 de janeiro, no Palácio do Horto Florestal, a exposição “Zonas de Contato”, com obras de pacientes-artistas que fizeram parte da Escola Livre de Artes Plásticas (ELAP), fundada em 1949 pelo médico e crítico de arte Osório César (1896 -1980) no Hospital Psiquiátrico do Juquery, e desativada em 1970. A importância da expressão criativa no processo de cura sempre foi o principal objeto de estudo de César. Para ele – e para muitos psiquiatras e psicólogos que atuam nos dias de hoje - a arte era um meio de reabilitar e ajudar na reintegração dos doentes na sociedade. Mas além da parte terapêutica, o médico também dava atenção capacidades artísticas individuais e às possibilidades de revelação de talentos. Na opinião da curadora da mostra, Ana Cristina Carvalho, muitos dos trabalhos feitos pelos pacientes do Juquery podem ser comparados à obra de grandes artistas da época. Principal responsável por estimular a atividade artística no Juquery desde que entrou para o corpo clínico do hospital em 1923, Osório César chegou a promover muitas exposições com as telas de seus pacientes em São Paulo e Paris durante a década de 1950. Hoje, algumas dessas obras pertencem a acervos de museus importantes, como o Masp (Museu de Arte de São Paulo).
A exposição “Zonas de Contato” reúne 59 trabalhos, na maioria inéditos, dos pacientes-artistas Aurora Cursino, Antonio Magon e Ioitiro Akaba, e fica no Palácio do Horto até o dia 28 de março.
Serviço
Exposição “Zonas de Contato”
Data: de 30 de janeiro a 28 de março de 2010
Local: Palácio do Horto – Rua do Horto, 931 – Horto Florestal – São Paulo
Horário: de quarta a domingo, das 9h às 15h, de hora em hora – Grupos a partir de 10 pessoas: agendamento prévio pelo site www.acervo.sp.gov.br
Fone: 11 2193-8282
Fonte: Blog da Mônica Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário