Foto postada no blog do COREN-PE
Conselhos se reunem para discutir sobre o Hospital Alberto MaiaO COREN-PE, juntamente com outros Conselhos de Saúde, esteve reunido na última quinta-feira (04), na sede da Gerência de Atenção à Saúde Mental, a convite da Secretaria de Saúde do Estado.
O objetivo da reunião foi discutir sobre o processo de desinstitucionalização do Hospital Psiquiátrico José Alberto Maia, no município de Camaragibe que encontra-se em situação de extrema precariedade.
Além do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco, estiveram representados os Conselhos de Medicina (Cremepe), Nutrição (CRN), Psicologia (CRP) e Serviço Social (CRESS), assim como as representantes da Secretária de Saúde do Estado, Angela Dias e da Coordenação de Saúde Mental de Camaragibe, Norma Cassimiro.
Toda a problemática vivida pelos pacientes e funcionários do hospital foi exposta e diretrizes e esforços traçados para que o processo de desistitucionalização seja realizado de forma humana e responsável.
Pretende-se instalar um sistema substitutivo. Os pacientes em estado crônico serão tranferidos para os hospitais e os demais para residências terapêuticas e Centros de Atenção Pisicossocial (CAPS).
Reuniões com as famílias dos pacientes e com os funcionários da instituição estão sendo realizadas.
Hospital
O problema é antigo e vem sendo discutido há dois anos pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Camaragibe. Nesse período, 103 pessoas morreram. O hospital é particular, conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS), que paga uma diária de R$ 28,90 por paciente.
Os pacientes vêm de 32 municípios e vivem em condições precárias. Eles só têm garantida uma refeição por dia, por ordem do Ministério Público – o almoço. Quanto aos funcionários, dívidas trabalhistas têm se acumulado e férias foram suspensas.
A taxa de mortalidade no manicômio é de cinco mortes por mês, de acordo com o Conselho Regional de Psicologia (CRP). Em um pavilhão, dois auxiliares de enfermagem cuidam de 102 idosos.
Fonte: COREN-PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário