Campanha
Contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte
05.02.2010
A Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA) e o Fórum da Amazônia Oriental (Faor), em solidariedade ao Movimento Xingu Vivo para Sempre, estão lançando campanha contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.
Nesta sexta-feira, 29 de janeiro, o Movimento Xingu Vivo para Sempre enviou para vários órgãos de imprensa um documento assinado por seis analistas ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), no qual fica atestada a reprovação da construção da usina por conta de danos à natureza e às populações de indígenas e ribeirinhos.
No documentário Xingu: porque não queremos Belo Monte, comunidades indígenas e ribeirinhas que vivem na região da Volta Grande do Xingu revelam como as bases simbólicas e materiais que garantem sua sobrevivência serão afetadas pela construção da usina. Além disso, reafirmam sua resistência ao projeto diante da possibilidade de aprovação sem debate com as comunidades e sem realizar consulta aos indígenas, prevista na Convenção 169 (OIT), da qual o Brasil é signatário.
Caso queira somar esforços na luta pela não construção da usina, recorte, cole e envie carta para e-mails das autoridades. Para conferir a carta e os e-mails, acesse http://www.ibase.br/modules.php?name=Conteudo&pid=2808
Nenhum comentário:
Postar um comentário