março 27, 2011

1973 - Marlon Brando recusa a Oscar (Hoje na História)

PICICA: Cursava o segundo ano de Medicina na Universidade do Amazonas (UA), atual Universidade Federal do Amazonas. Lembro-me da cena memorável da ausência/presença de Marlon Branco ao recusar a estatueta do Oscar pela voz da atriz Sacheen Littlefeather, vestida de índia. Inesquecível!

1973 - Marlon Brando recusa a Oscar

Jornal do Brasil: Quinta-feira, 29 de março de 1973


Marlon Brando recusou o Oscar de melhor ator por O Poderoso Chefão de Francis Ford Coppola. B Brando já havia recusado o Globo de Ouro, concedido pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood. Também não compareceu à cerimônia de entrega do Oscar e enviou em seu lugar a atriz Sacheen Littlefeather, que subiu ao palco para receber a estatueta do ator como se fosse uma índia verdadeira, divulgando seu protesto. E acrescentou que "o Oscar carece de qualquer significado no momento em que há minorias que estão sofrendo". O motivo era o tratamento dado aos índios americanos por Hollywood e pela TV, e o episódio Wounded Knee, aldeia ocupada por 200 índios que havia um mês estava sitiada pelas forças de segurança.

Jornal do Brasil: Quinta-feira, 29 de março de 1973


Brando se mostrou um grande ativista nos anos 60. Participou de manifestações públicas em favor dos Direitos Civis e dos Direitos dos Indígenas. Esteve ligado a líderes negros e índios, como Luther King e alguns Panteras Negras, e produziu e atuou em filmes engajados.

A atitude de Brando constituiu uma novidade, na medida em que politiza uma solenidade que até então evitara cuidadosamente intromissões desse gênero.

As recusas anteriormente se baseavam em argumentos sobretudo éticos e profissionais, ligados à dignidade da profissão e aos critérios promocionais que presidem à premiação. Brando inaugurou uma fase de utilização do Oscar como instrumento de protesto político explícito.

Marlon Brando morreu aos 80 anos, vítima de complicações pulmonares, e deixou instruções detalhadas sobre o seu funeral. Seu corpo foi cremado numa cerimônia reservada à família.


O triunfo de O Poderoso Chefão

Marlon Brando no papel principal do filme alcançaria o auge do sucesso e da fama. Brando imortalizou-se como o chefe da máfia Don Vito Corleone, um dos seus papéis mais inesquecíveis.
O Poderoso Chefão é uma das obras-primas do cinema americano. A saga da família Corleone, contada pelo diretor Francis Ford Coppola e o roteirista Mario Puzo, retrata o poder dos mafiosos nos Estados Unidos. O filme contou com um elenco de primeira grandeza com Marlon Brando, Al Pacino, Robert Duvall, James Caan, Diane Keaton e Talia Shir. Vencedor de 3 estatuetas do Oscar.

Amanhã: Em 1968 - Edson Luís morre no Calabouço


Fonte: Hoje na História

Nenhum comentário: