março 17, 2011

Memorial do Encontro das Águas, sim, Fifa Fun Park não!

PICICA: O governo estadual acerta ao retormar o projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. A Amazônia não podia ficar sem um projeto assinado por uma das glórias da arquitetura brasileira. Uma decisão surpreendente e despojada. O governador abre mão de um projeto que tenha a sua "cara" para ter a "cara" da Amazônia. Louvável iniciativa. Com ele certamente se porá fim, definitivamente, ao grotesco projeto do terminal portuário que se pretendia construir nas imediações. Se a idéia de um terminal portuário já era incompatível com a beleza do lugar e sua importância histórica, cultural, geológica e ambiental, torna-se cada vez mais inviável sua construção. Só tem um porém. Fifa Fun Park é fake demais para ser a "cara" da Amazônia.

Projeto de Oscar Niemeyer para Manaus será retomado pelo governo do Estado do Amazonas

O Memorial Encontro das Águas, projetado pelo arquiteto em 2005, foi abandonado pela Prefeitura de Manaus

Manaus, 17 de Março de 2011

Elaíze Farias

Planta do Memorial do Encontro das Águas, que agora deve ser construído no terreno à margem do rio Negro pelo governo do Amazonas (Divulgação)
 
O projeto Memorial Encontro das Águas, do arquiteto Oscar Niemeyer, que havia sido descartado pela Prefeitura de Manaus, será desengavetado pelo governo do Estado. O nome passará a se chamar Fifa Fun Park.

Nesta quinta-feira (17), o governador Omar Aziz informou a intenção de retomar a iniciativa, durante visita que fez às obras do Programa Água para Manaus (Proama), no bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste.

A Secretaria Estadual de Infra-Estrutura (Seinf) será responsável pela atualização dos valores da obra.

“Vai ser necessário fazer intervenções de contenção do talude. Por isso o orçamento original deverá ser maior”, disse o secretário estadual de planejamento, Marcelo Lima Filho.

Conforme o secretário também haverá adaptações no projeto de Niemeyer, com o acréscimo de área comercial, pré-disposição para banheiros e área de exposição de artesanato.

“Mas a planta original, aquela imagem que a gente já conhece, vai permanecer”, disse Marcelo.

Após a atualização dos valores feito pela Seinf, um cronograma de obras será instituído. “Este será um legado que a cidade vai ter a partir da Copa de 2014”, afirmou.

O projeto de Oscar Niemeyer foi elaborado em 2005, na gestão do ex-prefeito Serafim Correa, e custou R$ 600 mil.

Há duas semanas, a prefeitura de Manaus confirmou que não é de seu interesse executar a obra.

Conforme o titular da Seplan, a prefeitura deverá doar tanto o projeto quanto o terreno onde será construído o Fifa Fun Park. O local tem vista privilegiada para o encontro das águas.

A localização do futuro empreendimento será numa área conhecida como Mirante da Embratel.


Fonte: A Crítica

Nenhum comentário: