março 20, 2011

O maior humorista brasileiro, José Vasconcelos, faz 85 anos de idade

PICICA: Até hoje me emociona ver o velho humorista em ação. Conheço-o desde os anos 60 quando meu velho pai, o comandante Rogelio Casado, levou para casa o disco "Eu sou o espetáculo". Eu e minhas irmãs ouvíamos José Vasconcelos, em nossa vitrola, à exaustão. Seu humor, entre o erudito e o popular, cativava nossos ouvidos de criança. Atração irresistível. Mais tarde, ainda jovem, tive a sorte de vê-lo se apresentando no glorioso Teatro Amazonas. Grande José Vasconcelos.

Os 85 anos de José Vasconcellos


Hoje:  85 ANOS DE ANIVERSÁRIO DE “JOSÉ VASCONCELLOS”

Obs.: A sua maior sentença/galhofa há mais de 50 anos:
“E O PAU CONTINUA QUEBRANDO NA PALESTINA”

Biografia:
José Thomaz da Cunha Vasconcellos Neto (Rio Branco, 20 de março de 1926) é um ator e humorista brasileiro.

Começou no rádio, meio em que se tornou célebre por fazer imitações das vozes de outros locutores e artistas em geral, como a imitação de Ari Barroso apresentando um programa de calouros.

Tornou-se famosíssimo por suas piadas de gagos, sendo o esquete "O Locutor de Futebol Gago" um de seus maiores êxitos. Sua habilidade incomparável de imitador proporcionaram um desempenho inigualável imitando gagos, transformando estas imitações em sua marca particular.

Produziu e atuou no primeiro programa humorístico da televisão brasileira, "A Toca do Zé", exibido pela TV Tupi de São Paulo em 1952.

Em 1960 gravou um disco pela Odeon, "Eu Sou o Espetáculo", sendo provavelmente o primeiro humorista a vender mais de 100 mil cópias de um LP do gênero, além de que esse disco tinha duração de 55 minutos, sendo o mais longo LP de humor já feito no país. Seu sucesso abriu caminho para que outras gravadoras investissem no segmento, mas o próprio Vasconcelos não conseguiu repetir o êxito de sua primeira gravação.
Continuou trabalhando na TV, em papéis como o do gago "Rui Barbosa Sa-Silva" na Escolinha do Professor Raimundo, além de se apresentar em casas de espetáculos por todo o Brasil.

Em 2009 foi lançado o DVD Documentário "Ele é o Espetáculo",do cineasta Jean Carlo Szepilovski, uma homenagem ao conjunto de sua obra.

Mais informações no LINK: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Vasconcelos

Fonte: Luis Nassif Online

Nenhum comentário: