abril 15, 2006

Alvano Mutz e o Coral Viva Voz: contribuição para uma sociedade sem manicômios

A equipe de profissionais cuidadores de saúde mental do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, conta desde o último trimestre de 2005 com um importante aliado na construção da cidadania do portador de sofrimento mental.

Trata-se de Alvano Mutz (na foto, com violão). Profissional de nível superior, com formação em Musicoterapia, sua categoria profissional é a segunda, nos últimos dois anos, a entrar num ambiente outrora exclusivo aos profissionais "psi" e participar do esforço coletivo de substituição do hospital psiquiátrico por serviços comunitários no Amazonas.

Sob sua liderança, foi criado um coral com participação de familiares e usuários de saúde mental. Viva Voz é o nome do coral, sugerido pelo cidadão Nivaldo de Lima (na última fila, o segundo da esq. para dir.) e submetido a votação. Em dezembro de 2005, na festa do Natal dos servidores da Secretaria Estadual de Saúde, o coral emocionou a todos os presentes ao evento.

No último dia 7 de abril, nas dependências do futuro Centro de Convivência e Reabilitação Psicossocial, depois de meses de trabalho num espaço improvisado no hospital psiquiátrico, finalmente participaram da abertura do novo espaço de ensaios, sob os aplausos de usuários, profissionais cuidadores de saúde mental, e da direção do hospital e da coordenação do Programa Estadual de Saúde Mental.

Parabéns a todos aqueles envolvidos na construção de uma sociedade sem manicômios. Um legado perverso deixado por sucessivas administrações públicas vem exigindo criatividade na construção de uma outra lógica de atenção à saúde mental - uma lógica antimanicomial. Temos todos uma gigantesca tarefa. A de sensibilizar a sociedade civil e política para o desafio da nossa civilização: fazer o louco caber na nossa cultura, sem exclusão e sem preconceitos.

Ao Secretário de Cultura, Robério Braga, nossos cumprimentos pela sua contribuição. Sem ele não existiria o Coral Viva Voz. Posted by Picasa

Nenhum comentário: