junho 22, 2007

Nova Cartografia Social da Amazônia

Área de ocupação - Manaus-AM

ESTADO DO AMAZONAS
CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS
GABINETE DO VEREADOR JOSÉ RICARDO
Sares divulga fascículos que abordam problemas, conquistas
e reivindicações de áreas de ocupação da cidade


Manaus, 20 de junho de 2007

A Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio de propositura do vereador José Ricardo Wendling (PT), cedeu espaço ontem (20/6) a uma Tribuna Popular do Serviço de Ação, Reflexão e Educação Social (Sares) para divulgação de fascículos da “Nova Cartografia Social da Amazônia”, que abordam principalmente os problemas, as reivindicações e os avanços das áreas de ocupação da cidade, como Parque Riachuelo, Jesus Me Deu, Campos Sales e Parque São Pedro, bem como mapas desses locais, todos situados na Zona Oeste de Manaus.

De acordo com o coordenador do Departamento de Ação do Sares, Delmo Vilela, a Nova Cartografia Social da Amazônia foi pensada e coordenada pelo antropólogo Alfredo Vagner de Almeida, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que iniciou o trabalho no Estado do Maranhão. O objetivo da iniciativa é formalizar a existência de grupos sociais, colocando a visão e a realidade dessas pessoas. “É importante que a população coloque a sua visão do local onde vive, e não apenas a do pesquisador”, ressaltou ele, informando que no País existem 126 grupos sociais envolvidos na ação, como os ligados às religiões, aos seringueiros, aos negros, aos extrativistas, aos refugiados, às mulheres, aos deficientes e aos homossexuais.

Com relação aos fascículos de Manaus, Delmo explicou que as publicações contêm textos, imagens e mapas sobre esses bairros de ocupação, onde a população local contou um pouco da história, desde a ocupação até se tornar bairro, dos problemas, das conquistas e das reivindicações. “Formalizamos a existência desses locais e o desejo desses grupos sociais, seja nas áreas da educação, da saúde, do transporte, da infra-estrutura, da arte e da cultura, da medicina e até do comércio”, disse ele, parabenizando a iniciativa do vereador petista em realizar esse evento na CMM.

A presidente da Associação dos Moradores do Campos Sales, Raimunda Martins, denunciou que o local está desprovido de políticas públicas, assim como líderes comunitários do Parque Riachuelo. “Faltam ações do poder público, principalmente municipal, na nossa área. Por isso, estamos aqui, nesse parlamento municipal, reivindicando melhoria de vida”, declarou.


O vereador José Ricardo ressaltou a importância dos bairros de ocupação da cidade estarem participando da Tribuna Popular, porque informam, acima de tudo, a carência de serviços públicos municipais nessas áreas. Ele enfatizou que a Sares é uma entidade que trabalha na formação crítica e sociopolítica dos cidadãos, de forma não partidária, e que suscita a participação e a cidadania. “Quero parabenizar o Sares por esse belíssimo trabalho, que divulga não somente os mapas desses locais, mas a história, as lutas e os anseios dos moradores desses bairros”, comentou.

Ele acrescentou que não é fácil a luta do povo, por isso, afirmou que é necessário uma participação mais intensa do poder público. “Sabemos que os recursos públicos são poucos. Por isso é que é preciso discutir as prioridades, por meio do orçamento participativo. As comunidades precisam ser ouvidas e manifestar as suas necessidades”, disse ele, informando que está propondo, por meio de Projeto de Lei, a criação do Conselho Municipal das Cidades, um espaço oficial para que a sociedade ajude a decidir os rumos da cidade.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
CRISTIANE SILVEIRA
3303-2842/2843/8816-1862
comunicacaojricardo@cmm.am.gov.br
krikrisilva@hotmail.com

Nenhum comentário: