junho 11, 2007

UEA terá sede própria em Presidente Figueiredo

Foto: Rogelio Casado - Município de Pres. Figueiredo, 02.06.2007

Prefeito Fernando Vieira e reitora Marilene Corrêa
Marilene Corrêa, reitora da Universidade Estadual do Amazonas, passou o dia 2 de junho, sábado, em visita ao município de Presidente Figueiredo, acompanhada de um grupo de pro-reitores. Ali reuniu-se com o prefeito Fernando Vieira e seu secretariado, além de representantes dos alunos da UEA e do parlamento local.

Discutida a relação entre o ensino e as vocações do município, uma pequena caravana dirigiu-se até o local do terreno doado pela Prefeitura para a construção de uma unidade da UEA, atualmente funcionando numa escola da cidade.

Com recursos financeiros do Estado devidamente orçados, após avaliação do setor de Engenharia as obras deverão ser anunciadas pela reitora.

A futura sede da UEA está situada ao lado do Parque Natural Galo da Serra, único em toda a Amazônia.

*************

NOTA: Tive o prazer de rever Fernando Vieira, a quem há muito não via. Veterinário de formação, foi ele que deu todas as orientações para a criação de 60 cabeças de porcos da raça landrace no projeto de reabilitação psicossocial no então Hospital Colônia Eduardo Ribeiro, nos idos dos anos 1980. Naquela época, éramos um grupo de jovens psiquiatras que escreviam a história da Reforma Psiquiátrica no estado do Amazonas ao tirar do ócio químico usuários de longa permanência hospitalar, sob a bandeira da humanização e democratização do espaço asilar. Remunerados, homens e mulheres que ali perderam suas identidades, tiveram mais do que sua auto-estima melhorada, passaram a ter direitos de cidadania. Hoje, mais maduros, enfrentamos um desafio civilizatório: viver numa sociedade sem manicômios. Para tanto, é necessário a implantação de mais Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), até agora limitado a uma unidade em Manaus e duas no interior do estado. Prefeitos como Fernando Vieira têm um papel decisivo na mudança deste quadro.

Nenhum comentário: