PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
junho 26, 2007
Prêmio Paulo Freire - Mestre Cidadão
25/JUNHO/07
Documento final do 11º Educaids faz defesa política de redução de danos
24/06/2007 – 18h10
“Alguém tem alguma colocação contrária a alguma dessas propostas”, indagou Beto Volpe às pessoas presentes ao encerramento do 11º Educaids, que terminou no início da tarde deste domingo (24/06) em São Paulo. Diante do silêncio da platéia, o ativista paulista decretou: “Temos um texto base.” O documento a qual Volpe se refere, a ser entregue “as autoridades” (de acordo com a organização do evento), tem como ponto central a defesa da política de redução de danos e foi formulado pelos participantes do evento que durou cinco dias.
Entre outras iniciativas, o texto aprovado na plenária final do 11º Educaids diz e propõe o seguinte:
-Redação de um manifesto, a ser enviado a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), pedindo o cumprimento e o respeito à lei que trata da política de redução de danos;
-Composição de uma nota de repúdio a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que recentemente suspendeu uma pesquisa voltada para a política de redução de danos em relação ao consumo de ecstasy (estudo intitulado “baladaboa”);
-Reabertura do debate em relação ao financiamento, por parte de empresas da iniciativa privada, de atividades ligadas aos movimentos sociais.
Antes da apresentação do documento, houve a entrega do “Prêmio Paulo Freire - Mestre cidadão”, que recompensa as melhores iniciativas de prevenção às DST/Aids. O projeto vencedor é da cidade mineira de Betim. “Eu estou aqui em nome de uma equipe”, ressaltou a educadora Márcia, ao receber o prêmio das mãos da viúva de Paulo Freire (1921-97).
“Toda a pedagogia de Paulo, tinha como proposta maior a preservação da vida”, resumiu a professora Ana Maria Freire, viúva do educador morto em 1997. Após sua breve fala, durante a qual ela se emocionou em alguns momentos, a mulher de Freire foi aplaudida de pé pelos presentes.
Léo Nogueira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário