junho 24, 2007

Momentos de Jazz

Charlie Parker - The bird

Jazzófilos(as),

Falta pouco mais de uma hora para que a trilha musical de nossas vidas seja inundada pelo mais puro jazz. Johnny Hartmam, Dinah Washington, Aaron Neville, Doc Severisen e sua Big Band e todo Boogie das décadas de 40 e 50 do New Swing Collection formam os ingredientes do programa de hoje a noite a partir das 20h00 pela Rádio Jazz Amazonas FM - 101,5.

Conto com a audiência de todos.

Ate logo mais, até jazz!!!!

Humberto Amorim

NOTA: Para ouvir o Programa de Jazz de Humberto Amorim, acesse:

http://portalamazonia.globo.com/broadband/transmissão-radio.php?idE=4


*************

Jazz, criatividade e desequilíbrio psíquico

Em 2003, o psicólogo e investigador britânico Geoffrey Wills publicou no The British Journal of Psychiatry, «Forty lives in the bebop business: mental health in a group of eminent jazz musicians», um estudo sobre psicopatologia tendo por base uma amostra de músicos de jazz da época do bebop. A partir de factos biográficos de 40 músicos de jazz, entre os quais Willis diagnosticou a existência de níveis de distúrbios psicopatológicos semelhantes aos encontrados em grupos de criadores de outras formas de arte, estabelecendo embora novas conexões entre criatividade e desequilíbrio psíquico, a partir do consumo de drogas e da disfuncionalidade familiar. Ou seja, já se sabia empiricamente que quanto mais desequilibrados, melhor; faltava só a bênção da ciência que estuda as complexidades da psique humana. Charlie Parker (1920-1955), apontado como paradigma desta tese, consumia quantidades elevadas de drogas e álcool, sofria de depressões, e no entanto a sua criatividade manteve sempre um nível muito elevado. O concerto no Massey Hall, em Toronto, que data de Maio de 1953, com Dizzie Gillespie, Max Roach, Charlie Mingus e Bud Powell – considerado um exemplo máximo da sua arte – aconteceu entre dois internamentos hospitalares por distúrbios psiquiátricos seguidos, um em Camarillo e outro no Bellevue Hospital, de Nova Iorque.

Também a ler no mesmo The British Journal of Psychiatry: «'Kind of Blue': Creativity, Mental disorder and Jazz», um estudo de Rob Poole (2003).

Fonte: http://jazzearredores.blogspot.com/2006/08/em-2003-o-psiclogo-e-investigador.html

Nenhum comentário: