junho 06, 2007

O triunfo da vontade

Cineasta alemã Leni Riefenstahl

Hoje tem cinema no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas

Como parte das atividades da disciplina "A Amazônia e os meios de comunicação", do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia, será exibido no Auditório Rio Negro, do ICHL-UFAM, o filme "O triunfo da vontade"- o filme proibido de Leni Riefenstahl".

A projeção do filme faz parte da discussão "da presença do estado nos meios de comunicação".

Trata-se de uma obra raríssima e provocante, que indica quando tudo começou.

Horário: 14h30 às 16h30.

Em seguida, vai rolar a discussão sobre o filme e o tema proposto: a presença do estado nos meios de comunicação na Amazônia.

*************

[...] Triumph des Willens (O Triunfo da Vontade), documentário de Leni Riefenstahl sobre o 6º Congresso do Partido Nacional Socialista alemão, realizado em 1934, em Nuremberg, sob a liderança de Adolf Hitler. O desfile monumental das tropas nazistas, os discursos inflamados do Führer e de seus oficiais, a crença absoluta na vitória, dão a idéia de um regime inabalável, instalado para durar mil anos. Ninguém falaria em loucura naqueles dias. Em 1935, o filme recebeu o Prêmio Nacional do Cinema Alemão e foi também premiado no Festival de Veneza. Em 1937, recebeu o Grand Prix da Exposition Internationale des Arts et des Techniques, em Paris. Durante esse período, Riefenstahl gozou dos afagos da crítica e da glória conferida às divas do cinema.

Adolf Shicklgruber Hitler era então um estadista. Em 1945, é uma fera acuada que se suicida em sua toca. Do dia para a noite, Leni Riefenstahl é banida do mundo das artes e passa a ser vista como uma cineasta do mal. O Triunfo da Vontade torna-se de repente o filme mais proibido do século passado, e só recentemente está ressurgindo em cinematecas e DVD [...].

Fragmentos de Loucura e saúde
Janer Cristaldo

Fonte: http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=3692

Nenhum comentário: