junho 21, 2007

Cine Clube Tarumã: programação do final de junho

Foto: Rogelio Casado - Exibição e debate do filme Sol - Caminhando Contra o Vento, ICHL-UFAM, maio/2007

Professor Tomzé (UFAM) e Professor José Ribamar Bessa Freire (UERJ)

NOTA: O professor do Curso de Comunicação da Universidade Federal do Amazonas Tomzé é o próprio espírito do Cine e Vídeo Tarumã. Sua fama de cineclubista ultrapassou fronteiras. Dica de bons filmes é com ele mesmo.

Os vícios da humanidade em cartaz no Cine e Vídeo Tarumã

O projeto Cine e Vídeo Tarumã realiza esta semana uma mostra de filmes que alertam sobre vícios. Conscientizando e alertando, três produções foram selecionadas com a visão nua e crua sobre as conseqüências do uso indiscriminado de cada tema tratado.

Os filmes da mostra “Indústrias que produzem vícios”, promovido pelo Projeto Cine e Vídeo Tarumã serão exibidos nos dias 25, 27 e 29 de Junho, às 12h30, no Auditório Rio Negro, ICHL, Campus Universitário. Confira a programação:

Segunda feira, dia 25, estará em exibição o filme “O Senhor das armas”. Lançado em 2005, o longa retrata o tráfico de armas de forma surpreendente e dinâmica. Yuri Orlov (Nicolas Cage) é um Ucraniano que se muda para os Estados Unidos. Após presenciar um assassinato, ele decide entrar no submundo das armas. Depois de se transformar no maior traficante do planeta, Yuri tem a difícil missão de escapar da polícia e manter a sua família longe das operações que ele realiza. Baseado em fatos reais, o longa foi escrito e dirigido pelo diretor Neozelandês Andrew Niccol, autor de filmes como Gattaca: a Experiência Genética e”Simone”, além de ser roteirista do aclamado filme “O Show de Truman” .

Quarta, dia 27, será debatida a indústria de cigarros com o filme “Obrigado por fumar”, do diretor estreante Jason Reitman, filho de Ivan Reitman (Diretor de Caça-Fantasmas). Baseado no livro de Christhoper Buckley, a sátira conta a vida de Nick Naylor (Aaron Eckhart), porta voz das companhias americanas de cigarros. Contratado para reverter a imagem negativa da indústria, Nick elabora um plano para colocar os cigarros novamente nos filmes de Hollywood. Para isso, ele terá que enfrentar um senador linha dura e moralista, uma repórter oportunista e um grupo de terrorismo antitabagista, que o ameaça de morte. No elenco estão nomes de peso como Katie Holmes, Andam Brody e Robert Duvall.

Na sexta, último dia de apresentação, a produção de vinhos estará em cartaz com o documentário “Mondovino”. Produção dirigida pelo Americano Jonathan Nossiter em 2004, o filme faz uma viagem as vinhas de Borgonha, Sardenha, Bordeaux, Califórnia, Argentina e Pernambuco. Em todos este lugares o diretor teve a preocupação de mostrar as diferenças entre os pequenos produtores e as grandes indústrias de vinho.

O Cine & Vídeo Tarumã é um projeto de extensão da UFAM que promove sessões gratuitas todas as semanas, com temáticas variadas e de notável qualidade estética, contando com o apoio cultural da Take Vídeo Locadora. As sessões são realizadas sempre no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL, Coroado I, Campus Universitário. Lembrando que a entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

Nenhum comentário: