maio 05, 2009

BOAL VIVE

Augusto Boal
AP Photo 30 months ago
Brazilian director and Workers' Party (PT) activist Augusto Boal smiles during a demonstration of Forum Theatre in Calcutta, India, Sunday, Oct. 22, 2006. Groups from different parts of India and various other countries participated in the event, which was organised by Jana Sanskriti, the first forum theatre group in the country. "Forum Theatre" or the "Theatre of the Oppressed" established in the early 1970s by Boal is a participatory theater that fosters democratic and cooperative forms of interaction among participants.
Share this page
http://www.daylife.com/photo/0g8hbAW4eO6dw

BOAL VIVE!

Uma Homenagem ao mestre Augusto Boal


Rio de Janeiro, 4 de maio de 2009,

Queridos Companheiros e Queridas companheiras,

O Centro de Teatro do Oprimido - CTO convida você para homenagear Augusto Boal, nosso mestre, amigo e companheiro de luta.

O trabalho de Boal traduz sua luta por um mundo mais justo e igualitário que continua através da multiplicação diária de cada multiplicador, cada praticante, cada estudioso e cada semeador do Teatro do Oprimido.

Queremos convidá-lo(a) a estar junto com o Centro de Teatro do Oprimido para celebrar a vida e obra de Boal e reafirmar a luta contra a opressão na Casa do Centro de Teatro do Oprimido, neste sábado, dia 9 de maio, de 17 ás 20h.

Às 19h em ponto faremos um minuto solene de saudação a Boal.

Se deseja prestar sua homenagem especial, cantando, tocando, dançando, fazendo teatro, lendo poesia, favor fazer contato com
helensarapeck@ctorio.org.br

As mensagens enviadas para Boal serão expostas na casa. Envie para
claudetefelix@ctorio.org.br

Para quem não puder estar presente, fica a sugestão de realizar uma homenagem no mesmo dia e hora em sua cidade, estado ou país, se possível, incluindo o minuto solene ás 19h, de Brasília.

Programação Prévia
- Apresentações Musicais, teatrais, poéticas e visuais
- Pronunciamentos e entrevistas de Boal gravadas em video
- Ato Ecumênico
- Minuto de Saudação

BOAL VIVE!
Dia: 9 de maio, próximo sábado
Hora: 17 ás 20h
Local: CENTRO DE TEATRO DO OPRIMIDO
Av. Mem de Sá, 31 - Lapa - Rio de janeiro
(perto dos Arcos da lapa, próximo ao antigo Asa Branca)
21.2232.5826/ 2215 0503 - www.ctorio.org.br

Abraços e beijos fraternos,

Equipe do Centro de Teatro do Oprimido

“Ser Cidadão não é viver em sociedade, e sim transformá-la.”

Augusto Boal

***

Companheiros e Companheiras de LUTA,

Nosso querido companheiro Augusto Boal, o semeador incansável, que viajou os quatro cantos do mundo espalhando a semente do Teatro do Oprimido, está em mais uma viagem.

Partiu nas primeiras horas do dia 02 de maio de 2009. Passou o PRIMEIRO DE MAIO em vigília solidária a todos os trabalhadores e trabalhadoras que lutam por um mundo mais justo, solidário e feliz. Partiu nessa viagem especial, por isso não se fará mais presente em nenhum evento. Mas, como era de seu costume, viveu, amou e trabalhou até a última gota de energia, deixando pronto o livro *A Estética do Oprimido*. Deixou também a ordem expressa de que nenhum evento seja cancelado por sua ausência. “Não é este o sentido da Multiplicação?”

Ontem, 03 de maio, fizemos uma cerimônia de despedida. Seu corpo anunciava o começo de uma nova etapa do Teatro do Oprimido, com a ausência física de seu Mestre. Choramos, falamos, cantamos. Celso Frateschi declamou, lindamente, um trecho do Arena Conta Zumbi. Cantamos a canção criada por Nuno Arcanjo. E Cecília Boal, com toda a força e vitalidade, gritou aos quatro ventos que seu marido deveria ser lembrado como o guerreiro que sempre foi. Limpamos nossas lágrimas e aplaudimos a partida de Boal. Seu corpo se foi, mas sua presença não!

*Neste sábado, dia 09 de maio, das 17h às 20h, ratificaremos essa PRESENÇA em uma homenagem, no Centro de Teatro do Oprimido, com música, poesia, teatro e vídeo. Um ato à vida, à luta, à produtividade, à obra e à continuidade do trabalho de Augusto Boal. Às 19h, faremos um minuto solene de saudação a Boal. Solicitamos e estimulamos todos e todas a fazerem eventos semelhantes pela honra de Boal neste sábado.*

Não será fácil seguir sem nosso Mestre, Parceiro, Amigo e Camarada de Luta. Mas o que foi fácil na trajetória do Teatro do Oprimido? A ética e a solidariedade como fundamentos e guias. A Multiplicação como estratégia. A promoção de ações sociais continuadas e concretas, para a transformação de realidades opressivas, como meta.

*Viva Augusto Boal!*

Sigamos em frente.

Bárbara Santos

Centro de Teatro do Oprimido

Posted by Picasa

Nenhum comentário: