junho 12, 2009

TV Câmara debate a liberação da maconha: veja o que os deputados andam dizendo!

TV Câmara debate a liberação da maconha: veja o que os deputados andam dizendo!

O programa Expressão Nacional da TV Câmara debateu nesta última terça-feira (9 de junho) a Liberação da Maconha.

Entre os convidados Renato Cinco, sociólogo, organizador da Marcha da Maconha e o deputado do PSOL-RJ Chico Alencar, defenderam a regulamentação da maconha e a necessidade do debate aberto sobre o tema no país. Opondo-se ao tema, estavam o desembargador Valter Xavier, presidente do Instituto dos Magistrados do Distrito Federal e o deputado Laerte Bessa (PMDB-DF), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e autor da convocação do Ministro Carlos Minc. (Minc prestará esclarecimentos sobre sua participação na Marcha da Maconha, no próximo dia 16).

Os vídeos do debate, dividido em três blocos, podem ser vistos no site da TV Câmara. Os destaques foram para a discussão da lei de apologia às drogas, da lei 11343 e de uma possível regulamentação da maconha para uso medicinal no Brasil.

Atenção especial para as falas do desembargador Valter Xavier e para o anunciado projeto de lei do deputado Laerte Bessa, pedindo o retorno da pena de prisão para o usuário de drogas (vixe! vixe!). O dep. Bessa, que por sinal comete muitos erros de português em sua fala, junta-se ao desembargador Xavier, numa total demonstração de desconhecimento do tema discutido, prestando informações baseadas no censo comum, dando falsa impressão da base científica de suas opiniões de cunho estritamente moral. Vejam nas mãos de quem as nossas leis e políticas públicas estão!"

Quanto a lei 11343, de 2006, está comprovado que ela não deu certo, porque a droga se tornou mais expansiva no nosso pais, o tráfico aumentou. Então nós pedimos, através da segurança pública do Distrito Federal, juntamente com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, um estudo a respeito da porcentagem do aumento do uso da droga e também do tráfico de drogas, depois da implantação da lei. Porque hoje o usuário não tem mais medo de usar a droga, antes ele tinha, e preservava para não ser preso. Eu preparei um projeto, que retorna com a detenção, mas fica facultado ao usuário que for preso, ser preso ou não, se ele delatar quem foi que vendeu a droga para ele, ele será liberado. Assim teremos mais um aliado no submundo das drogas para combater o traficante, o qual nós hoje estamos perseguindo." (Laerte Bessa).

"Trago a experiencia de quem ja viveu lá, na vara criminal cuidando dos casos concretos, e de quem já teve amigos, cujos filhos se envolveram com drogas e que, por incrível que pareça, quando souberam que o garoto estava traficando, e não sendo usuário, eles deram graças a Deus. E sabe porque deram graças a Deus? Porque se ele fosse usuário, o que vamos encontrar na unanimidade dos casos, infelizmente, o futuro daquele garoto estaria irremediavelmente comprometido, porque poucos conseguem se recuperar do uso de drogas. Esta mais do que provado que quem começa com maconha, vai terminar em droga muito mais forte. E se é realmente usuário, o futuro dele estará comprometido. Então por incrível que pareça, embora a legislação seja muito rígida com o traficante, os pais deram graças a Deus, porque ele era traficante, e não usuário." (Valter Xavier)

Outros destaques do debate:
http://www.marisafelicissimo.net/2009/06/tv-camara-debate-liberacao-da-maconha.html
Posted by Picasa

Nenhum comentário: