junho 29, 2009

Videoconferência Loucos Pela Diversidade mobiliza a região Nordeste

Ilustração postada em www.redebrasileira.com
Nota do blog: O sociólogo e picacanalista Zefofinho de Ogum, correspondente do PICICA, deslocou-se do Rio de Janeiro para ouvir a conferência do consultor da OMS em saúde mental Benedetto Saraceno realizada em Recife. De cara estranhou a ausência do coordenador nacional de saúde mental. A presença de Pedro Gabriel seria um sinal de apoio aos militantes da luta antimanicomial diante da grave situação vivida pelo setor. Os militantes não deixaram barato e criticaram essa lamentável falta. Boa mesmo, segundo Zefofinho, foi a fala de Benedetto. Das 10 causas de adoecimento no mundo, 4 são da saúde mental. É prioridade na agenda de saúde da OMS. Benedetto deixou muito claro que não faz sentido a convivência dos dois modelos. Desqualifica o modelo manicomial e bota gás no enfrentamento que ainda deve ser feito. Mas foi a fala de Francisco, do Núcleo da Luta Antimanicomial de Pernambuco, que repercutiu na conferência ao relatar as mortes, quase que diárias, nos hospitais psiquiátricos, e ao informar que os profissionais estão adoecendo no interior desse modelo ultrapassado. Segundo Zefofinho apurou, os militantes antimanicomiais recorreram a várias instâncias, sem sucesso. Também, pudera! Zefofinho foi informado que o maior hospital psiquiátrico de Pernambuco (Camaragibe) - Alberto Maia - é da família do governador. É mole?! Quer mais? O referido hospital recebeu, em menos de um ano, a título de Convênio, mais de DOIS MILHÕES DE REAIS par comprar comida e lençol... com a conivência do Ministério da Saúde... tudo documentado em dossiê denunciando ao Ministério Público da União / Controladoria Geral da União... O problema é que enquanto os militantes aguardam resposta pessoas continuam morrendo na instituição do horror... Zefofinho ouviu críticas à rede de saúde mental de Recife. Para os militantes antimanicomiais ela existe mas não se propõe a ser substitutiva. Vários CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) encaminham usuários, sem a menor cerimônia, para os hospitais psiquiátricos... Pior. A coordenação estadual de saúde mental é omissa. Não dialoga, nem se faz presente na Comissão de Reforma. Detalhe: é parente do Governador, que é da família do Hospital... Zefofinho constatou que o movimento social foi convidado para compor a mesa da conferência, entretanto foi pedido para não se manifestar. Sinistro! Usuários e familiares, trabalhadores de saúde mental, uni-vos!!! Só nos resta MARCHAR RUMO À BRASÍLIA
E COBRAR DO PRESIDENTE LULA!

Videoconferência Loucos Pela Diversidade mobiliza a região Nordeste

Os participantes podem acessar a videoconferência pelo endereço: http://www.institutoembratel.org.br/ clicando no link da TvPontoCom. O conteúdo do encontro ficará disponível para download no site do Instituto Embratel.

A Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura convida os profissionais da área de saúde mental e cultura, em especial os que tratam de pessoas em sofrimento psíquico para a videoconferência do I Prêmio Cultural Loucos pela Diversidade 2009 - Edição Austregésilo Carrano. O encontro será realizado no próximo dia 30 de junho, das 14h às 17h, nas salas do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em todas as capitais nordestinas (veja a lista abaixo). Na ocasião, o Secretário Américo Córdula, da Secretaria da Identidade e Diversidade (SID/MinC) estará presente na sala do BNB/RECIFE à disposição do público para esclarecer dúvidas e prestar orientações sobre o edital (http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/05/edital_procuradoria_25maio.pdf).

O Prêmio Loucos Pela Diversidade é uma iniciativa da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC) e Fundação Oswaldo Cruz do Ministério da Saúde (Fiocruz/MS), por meio do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental (LAPS) e da Caixa Econômica Federal. As inscrições para o edital estão abertas até 13 de julho de 2009 e irão contemplar 55 iniciativas de instituições públicas e grupos sociais que trabalhem com questões ligadas à saúde mental e cultura.

A criação deste Prêmio é fruto de uma parceria que teve início em 2007, quando a SID e a Fiocruz promoveram a oficina Loucos Pela Diversidade visando construir propostas de políticas públicas do MinC em relação aos sujeitos e grupos em sofrimento mental. O MinC/SID vem reafirmando seu compromisso de democratização e de valorização da produção cultural brasileira, reconhecendo que a estética de pessoas em sofrimento psíquico faz parte da identidade diversa do país.

Homenagem a Carrano Bueno - O escritor paranaense, que faleceu no ano passado, notabilizou-se como integrante do Movimento da Luta Antimanicomial e inspirou o personagem principal do filme Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodanzky. Além da importância de sua mobilização, o homenageado expôs seu drama pessoal no livro “Canto dos Malditos”, obra que foi transportada para o cinema e tornou pública a necessidade de construir uma sociedade sem manicômios, além de denunciar os maus tratos na cultura manicomial da psiquiatria brasileira.

Para participar da Videoconferência Loucos Pela Diversidade envie um e-mail para: http://mail.uol.com.br/compose?to=loucospeladiversidade@gmail.com, preferencialmente até as 15h do dia 29/06/2009, informando nome, RG e a localidade de origem. Mais informações: 81. 3194-1300 e pelo site: http://www.cultura.gov.br/site/2009/05/22/loucos-pela-diversidade-3/.

Escolha a sala do BNB mais próxima e fique atento ao número de vagas disponíveis em cada capital:

São Luis
R. de Santana, 465 - Centro
40 lugares
Tel: 98 3218 9600

Teresina
R. Rui Barbosa, 163 - Centro
90 lugares
Tel: 86 3216 8608

Fortaleza
Av. Paranjana, 5700 - Passaré
230 lugares
Tel: 85 3299 5101

Natal
Av. Antonio Basílio, 3006. Ed. Lagoa Center,Lj 35C/ Lagoa Nova
60 lugares
Tel: 84 3133 3242

João Pessoa
Av. Pres. Epitácio Pessoa, 1251 - 12º Andar - Ed. Empresarial Epitácio Pessoa - Bairro dos Estados
60 lugares
Tel: 83 3216 9400

Recife
Av. Conde da Boa Vista, 800 - 2º Andar - Edif. Apolônio Sales - Bairro da Boa Vista
100 lugares
Tel: 81 3198 4200

Maceió
R. da Alegria, 407 - Centro
100 lugares
Tel: 82 3216 4571

Aracajú
R. Itabaianinha, 44 - 3º Andar - Centro
10 lugares
Tel: 79 2107 5659

Salvador
Av. Estados Unidos, 346/12º Andar/Ed. Prof. Miguel Calmon Sobrinho - Comércio
100 lugares
Tel: 71 3103 2828
Posted by Picasa

Nenhum comentário: