junho 18, 2009

Diploma para jornalista. Um debate

Diploma para jornalista. Um debate
Publicado por dani em quinta-feira, 18 junho 2009

Foi decidido nessa quarta feira , 17 de junho, pelo Supremo Tribunal Federal a não-obrigatoriedade do diploma de jornalismo para a prática da profissão. Abaixo está reportagem retirada do site do STF.

Essa discussão é muito importante para aqueles que se pretendem comunicadores, escritores, jornalistas independentes de diploma. Universidades de jornalismo, assim como de qualquer área, surgiram muito tempo depois das profissões sobre as quais pretendem ensinar. As universidades têm como uma de suas funções serem centros de desenvolvimento do conhecimento, mas não são os únicos centros. Ou seja, a existência de universidades não deve servir para deslegitimar os produtores de conhecimento além delas, tão legítimos quanto.

Aliás, legitimidade é uma questão delicada. Se diz que algo é legítimo quando este é aceito por um número significativo de pessoas de determinado grupo, ou por pessoas que são de alguma forma relevantes dentro de certa conjuntura, por exemplo aquelas que detém poder econômico, político,etc. Por conseguinte, suas opiniões individuais acabariam por legitimar uma questão coletiva mesmo que esta não refletisse a opinião de todos. Vemos então que algo legítimo se dá em função da capacidade das pessoas de avaliarem uma questão, um acontecimento, uma notícia, uma publicação. A partir dessa avaliação, elas atribuiriam ou não legitimidade àquelas informações. Vemos então que há uma importância muito grande na educação da população para que através daquela, esta possa desenvolver de mecanismos de reflexão, avaliando por si própria qualquer informação, proveniente de qualquer fonte.

Leia mais em Coletivo de Comunicadores Populares
Posted by Picasa

Nenhum comentário: